Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

NISE – O CORAÇÃO DA LOUCURA

O filme NISE – O CORAÇÃO DA LOUCURA (Tv Zero), realizado por Roberto Berliner e com música de Jacques Morelembaum, relata a história da implantação das oficinas terapêuticas pela Dra. Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil e que depois daria origem ao Museu de Imagens do Inconsciente. O filme já recebeu diversos prémios e teve uma grande aceitação junto ao público.

A psiquiatra Nise da Silveira, uma das primeiras mulheres que se formaram em medicina no Brasil, concluiu o curso em 1926 numa turma de 147 homens. Em 1944 inconformada com os métodos de tratamento agressivos em uso na época – choques elétricos, lobotomia, insulinoterapia – cria a Seção de Terapêutica Ocupacional no Centro Psiquiátrico Nacional. Com um método baseado no afeto e na execução de atividades ocupacionais, revolucionou o tratamento psiquiátrico no Brasil, sendo responsável pela criação da primeira clínica em regime de externato do país, a Casa das Palmeiras (1956). Foi também pioneira, no Brasil, na utilização de animais no tratamento psiquiátrico. A produção dos ateliês foi tão abundante que deu origem à coleção do Museu de Imagens do Inconsciente, hoje com mais de 370 mil obras.

A sessão conta com a presença de Eurípedes Gomes C. Junior, curador da coleção de esculturas do Museu Nacional Brasileiro de Belas Artes, que irá comentar o filme após a sua visualização.

No final da sessão decorrerá o lançamento de duas publicações “Imagens do Inconsciente” da autoria da Dra. Nise da Silveira, e uma fotobiografia “Caminhos de uma psiquiatra rebelde”, escrito por Luiz Carlos Mello, diretor do Museu de Imagens do Inconsciente.

A sessão está incluída nas VIII Jornadas Internacionais da Loucura, Psiquiatria e Saúde Mental, a decorrer em Coimbra de 8 a 10 de Maio, organizadas pela Sociedade de História Interdisciplinar da Saúde e pelo Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do CEIS20.

Esta iniciativa está incluída na Programação da Noite Europeia dos Investigadores.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 14H30
Entrada livre