Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
CICLO

11 de Abril
a 31 de Dezembro, 2019

A Criação de Adão, fresco pintado por Michelangelo (1475-1564), Tecto da Capela Sistina, Roma, Vatic
A Criação de Adão, fresco pintado por Michelangelo (1475-1564), Tecto da Capela Sistina, Roma, Vatic

AS OUTRAS CIÊNCIAS

O ciclo AS OUTRAS CIÊNCIAS resulta de uma parceria entre o Museu da Ciência da UC e o Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (DHEEAA FLUC).
Pretende dar visibilidade a outras áreas do saber que não as ciências exactas e as ciências da natureza, bem como reforçar a capacidade do Museu da Ciência da UC em promover um discurso interdisciplinar que envolva toda a comunidade universitária.

PROGRAMA

13 Maio | 17H30
As "outras ciências": o Museu da Ciência e a história da Universidade de Coimbra
palestra por João Paulo Avelãs Nunes (CEIS 20 e Faculdade de Letras da UC)

Procurando corresponder à disponibilidade manifestada pela actual Direcção do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, visa-se, na presente conferência, chamar a atenção para as virtualidades que podeam decorrer, para o MC e para a UC, do alargamento da actividade museológica para áreas de saber outros que não os das ciências exactas e os das ciências da natureza. Em causa estão a teologia e a filosofia, outras humanidades e as artes, ciências sociais e tecnologias derivadas de ciências sociais. Procura-se, ainda, salientar a relevância de trabalhar museologicamente outras vertentes da história da Universidade de Coimbra; a história da relação da UC com escalas locais e regionais, com a escala nacional, com as escalas imperial e global. Deseja-se, finalmente, reflectir acerca do modo como a UC tem efectivado o compromisso assumido aquando da atribuição à "Alta e Sofia" da classificação de Património Mundial da UNESCO.

23 de Maio | 17h00
Armando de Lacerda e o Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras da UC
por Quintino Lopes (Instituto de História Contemporânea-FCSH-UNL-CEHFCi-UE)

Em 1955, em Harvard escrevia-se: "In the University of Coimbra is a superbly installed Laboratory of Experimental Phonetics. Credit is due the Laboratory's genial Director, Dr. Armando de Lacerda.
O Laboratório de Fonética Experimental (1936-72) da Faculdade de Letras da UC distinguiu-se por, num espaço "periférico" como era o Portugal Estado-Novista, deter uma atractibilidade científica tradicionalmente reconhecida exclusivamente aos "centros" científicos. A sua projecção internacional, associada ao pioneirismo do seu fundador e director, Professor Armando de Lacerda, justifica a vinda para Portugal de cientistas de universidades como Harvard e Cambridge que, face à inexistência de condições nessas instituições para se especializarem nos inovadores métodos de investigação Fonética desenvolvidos por Lacerda, se especializam em Coimbra sob a sua supervisão. Extravasando a importância desta realidade da História da Fonética para a História da Ciência em geral, e da História de Portugal para a História Global do Conhecimento, propomo-nos contribuir, nesta comunicação, para a preservação da memória de um património científico ímpar para a cultura portuguesa e mundial.

4 de Junho | 17H00
Amazónia étnica pelo olhar de Renato Soares
por Renato Soares (Indigenista e fotógrafo brasileiro)

18 de Junho | 17H00
Considerações acerca da visita de D. Pedro à Universidade de Coimbra em 1852
por Carlos Serra (Museu da Ciência da UC)

A propósito da presença da família real portuguesa em Coimbra, de 23 a 25 de Abril de 1852, esta palestra visa abordar a personalidade do príncipe real D. Pedro, incidindo particularmente sobre a forma como o futuro rei viu os estabelecimentos científicos da Universidade e sobre as consequências desta visita no que diz respeito às coleções do Museu de História Natural.

 

Eventos relacionados


AMAZÓNIA ÉTNICA PELO OLHAR DE RENATO SOARES
4 de Junho, 2019