Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Documentário

20 de Setembro, 2018

Bonifácio - O Fundador do Brasil

O Fundador do Brasil é um documentário cinematográfico sobre a vida de José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da independência do Brasil.

O filme narra a trajectória do homem nascido em Santos e formado na Universidade de Coimbra, que vem a ser mineralogista reputado nos círculos científicos da Europa, aluno do filósofo Immanuel Kant e colega de estudos do célebre naturalista alemão Humboldt. Como estratega militar, tem posto de comando na resistência de Portugal à invasão do exército de Napoleão.

Em 1819, aos 56 anos, Bonifácio regressa ao Brasil, onde concebe um projecto civilizacional para o país. Em nome dele, combate a escravidão, décadas antes das campanhas abolicionistas do final do século XIX, defende a catequização dos índios nos moldes dos jesuítas, de modo a integrar os nativos na sociedade brasileira, e posiciona-se contra o uso de queimadas na agricultura, antecipando a preocupação ecológica do século XX.

Entusiasta do potencial do Brasil como país livre, Bonifácio junta-se aos grupos que lutam pela independência do Brasil, assumindo papel decisivo no movimento. Proclamada a Independência, organiza a acção militar contra os focos de resistência à separação de Portugal.

A carreira de Bonifácio chega ao auge em 1822, quando toma posse como ministro do Reino e dos negócios estrangeiros, tornando-se conselheiro e confidente de Dom Pedro I. No cargo, acaba com privilégios alfandegários e comerciais de que Portugal ainda desfrutava no comércio brasileiro. Tenta consolidar a monarquia constitucional, para ele o único regime capaz de garantir a união nacional no momento turbulento pelo qual passava o país.

A maré começa a mudar quando, durante os debates da Assembleia Constituinte que preparava a primeira Constituição Brasileira, Bonifácio, vítima das intrigas da corte, rompe com o imperador e passa para a oposição. Após a dissolução da Assembleia por D. Pedro, é preso e banido, tendo que se exilar em França. Lá ele passa seis anos, dividido entre o prazer das leituras literárias e científicas e a saudade do Brasil.

Bonifácio volta ao país em 1831, reconciliando-se com D. Pedro, que, em seu último acto como imperador antes da abdicação forçada, indica Bonifácio como tutor do novo imperador, D. Pedro II, então com cinco anos de idade. Acusado de conspiração pela regência de conspirador, ele termina destituído da tutoria. Recolhe-se à vida privada e logo morre, amargurado e desgostoso com o tratamento que recebera do país pelo qual tanto lutara.

Programa


MCUC

16.30 - José Bonifácio de Andrada e Silva,
palestra por Ana Cristina Araújo (Faculdade de Letras da UC)
17.00 -  visita guiada ao Laboratorio Chimico e à Galeria José Bonifácio do Museu da Ciência da UC

TAGV
18.30 - exibição do filme Bonifácio - O Fundador do Brasil.