Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

DIA MUNDIAL DO SOLO 2019

Andamos, corremos e nunca paramos. Caminhamos e muitas vezes não pensamos, não olhamos. Por debaixo dos nossos pés um complexo sistema, cheio de vida e dono de um enorme valor. O solo, rico e dinâmico, que existe e suporta, responsável pela provisão de alguns dos bens e serviços essenciais à nossa existência! Mas não só... O solo tem tabém um papel fulcral na segurança alimentar, na adaptação e mitigação das alterações climáticas, na redução da pobreza e no desenvolvimento sustentável.
Mas, apesar de tudo, o solo continua, ao longo dos anos, a ser negligenciado, enfrentando inúmeras ameaças, como a intensificação da agricultura, com a consequente aplicação de pesticidas, a contaminação por metais e outros poluentes, a salinização e a erosão. No sentido de educar, consciencializar e apelar à mudança, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 2013, o dia 5 de dezembro como “Dia Mundial do Solo” (World Soil Day - WSD). Uma data que é assim um farol de alerta para o público em geral e para os grandes decisores políticos, tentando iluminar para a importância do solo na vida humana. Na vida de todos nós.
Assim, o Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos do Centro, em parceria com outros grupos de investigação do Centre for Functional Ecology - Science for people and the Planet e com o Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, organiza uma mostra de ciência dedicada à temática dos solos, cheia de atividades, experiências e desafios. Vamos da rocha ao solo, em simbiose com os organismos que não vemos e com os outros que vemos, mas escapam à nossa atenção. Como as minhocas que fogem ou as abelhas que voam. Ou as ameaças reais que nos fazem voltar a pôr os pés na terra. É um universo único, venha descobri-lo connosco!

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 09H00 - 17H00
Local: Ala do jardim do Colégio de Jesus, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Entrada livre