Coleções de Mineralogia
Com peças de coleções dos finais do século XVIII e com um pouco mais de um século de história, a Galeria de Minerais José Bonifácio D’ Andrada e Silva tem por intuito aproximar as coleções do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra ao ensino.
Este espaço do Museu da Ciência honra a história e a memória de uma personagem de grande significância para Portugal e para o Brasil. José Bonifácio D’ Andrada e Silva foi mineralogista, naturalista, mineiro, poeta, comandante, administrador, professor, ministro, tutor, entre várias outras funções. Nascido no Brasil, formado na Universidade de Coimbra, onde também atuou como professor, José Bonifácio teve cargos e funções definidores para regiões e áreas científicas em Portugal.
Em 1819, regressa ao Brasil, abraça a política e defende a abolição da escravidão, incorporação dos índios à sociedade, transformação agrária, preservação e renovação das florestas, urbanismo, saneamento e exploração mineral. Foi Ministro dos Negócios e Ministro das Relações Exteriores, e um dos principais obreiros da Independência.
A galeria de minerais é um dos legados indiretos de José Bonifácio D’ Andrada e Silva a qual possui sua organização por classes químicas de minerais, e está estabelecida de acordo com as grandes linhas das classificações clássicas propostas por Karl Hugo Strunz e James Dwight Dana em 1941 e 1959.