Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Apresentação do livro «O SEGREDO DE COIMBRA»

A Universidade de Coimbra (UC) é, desde Outubro de 2015, membro da Associação de Cidades e Entidades do Iluminismo. De facto, o Século das Luzes é um período brilhante para a UC e as suas colecções científicas são disso testemunha.

A história de O Segredo de Coimbra passa-se em 1774. A UC teve a sua reforma em 1772, no âmbito da qual foi criado o Gabinete de Física Experimental que serviu de inspiração a esta história de ficção.

D. Rafael, por recomendação do seu Mestre, vivia rodeado dos belos instrumentos científicos que hoje podemos visitar no Gabinete de Física da UC. Neste livro encontramos, entre outros, o banco de óptica, o centauro de Vandelli, o modelo de arcos de ponte, a anamorfose do fumador e o equilibrista, que se encontram no Gabinete de Física da UC classificado como Sítio de Interesse Histórico pela Sociedade Europeia de Física.

Já Roland Buisen, o Doutor em Leis que nesta história vem de Charleroi para Coimbra guiado por uma gravura misteriosa do Século XVIII, conduz o nosso olhar pelas ruas da Alta de Coimbra, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2013. Seguindo os seus passos encontramos o Largo da Feira, a fachada da Sé Nova, a entrada e a escadaria principal do Colégio de Jesus.

A reedição deste livro de banda desenhada, da autoria de Étienne Schréder, coincide com as comemorações dos 726 anos da Universidade de Coimbra: 726 anos passaram desde a assinatura do Scientiae thesaurus mirabilis. Graças ao Rei D. Dinis, o documento fundador da UC já continha em si a palavra CIÊNCIA.

Esta nova edição inclui um conjunto de textos de apoio adicionais, bem como uma história inédita em álbum inspirada pela mesma temática, desenhada por Étienne Schréder, com argumento de João Ramalho Santos e João Miguel Lameiras.

Apresentação por João Ramalho Santos, João Miguel Lameiras e José de Freitas (editor), com a presença do autor Étienne Schréder
A reedição deste livro de banda desenhada, da autoria de Étienne
Schréder, coincide com as comemorações dos 726 anos da Universidade de
Coimbra: 726 anos passaram desde a assinatura do Scientiae thesaurus
mirabilis. Graças ao Rei D. Dinis, o documento fundador da UC já continha em si a
palavra CIÊNCIA.

Esta nova edição inclui um conjunto de textos de apoio adicionais, bem
como uma história inédita em álbum inspirada pela mesma temática,
desenhada por Étienne Schréder, com argumento de João Ramalho Santos e
João Miguel Lameiras.

Apresentação por João Ramalho Santos, João Miguel Lameiras e José de Freitas (editor)

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 15H00
Entrada livre

Eventos relacionados


O Segredo de Coimbra
22 de Junho a 2 de Outubro, 2016