Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2016 NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UC

A 30 de setembro, a Ciência volta a sair à rua numa comemoração que aproxima o público dos cientistas num convívio informal, lúdico e educativo. A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) chegará a 18 localidades*, um pouco por todo o país, onde os curiosos terão à sua espera várias iniciativas para pôr a mão na massa, conversar com investigadores, e descobrir o que é ser cientista e quais os principais temas de investigação atuais.

Em Coimbra, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Rómulo - Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o Exploratório Infante D. Henrique - Centro de Ciência Viva de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro vão celebrar em conjunto, mais uma grande festa dedicada à Ciência. Com eles participarão o Centro de Ecologia Funcional, o Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, o Centro de Investigação do Desporto e da Actividade Física, o Centro de História da Sociedade e da Cultura, o CNC-Centro de Neurociências e Biologia Celular, o Centro de Química de Coimbra, o Departamento de Arquitectura, o Departamento de Engenharia Civil, o IBILI-Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, o MARE – Marine and Environmental Sciences Center e o projecto Matemática do Planeta Terra.

*Alcanena, Aveiro, Bragança, Coimbra, Constância, Estremoz, Faro, Guimarães, Lagos, Lisboa, Lousal, Porto, Porto Moniz, Proença-a-Nova, Sintra, São Miguel, Tavira e Vila do Conde.

PROGRAMAÇÃO

FILMES E DEBATES

21h00

Alterações climáticas
Apresentação do filme “Climate Change by Numbers” (BBC UK, apoio: "La Caixa" Foundation), vencedor na categoria Melhor Produção na Área do Ambiente no Festival Europeu de Documentário Científico e Novos Media. Comentado por Manuel Graça (Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC)

22h30

Ciência Cidadã: procurar soluções propondo novas formas de estar e de fazer
Apresentação do filme “Catálise – processo em curso”, seguido de debate moderado por Stefania Barca.

O filme dá a conhecer iniciativas em Portugal que propõem valores e soluções alternativas para a crise ecológica, tendo a sua raiz no local, nas aprendizagens individuais e coletivas contínuas. A seguir ao filme haverá momento para  partilhar ideias e discutir questões coletivamente.

Oficina de Ecologia e Sociedade, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em parceria com Associação Coimbra em Transição

EXPOSIÇÕES

21h00-24h00

Segredos da Luz e da Matéria
Esta exposição permanente explora o tema da luz e da matéria, a partir dos objectos e instrumentos científicos das colecções da Universidade de Coimbra.

Aquedutos de Portugal
Os aquedutos, elementos essenciais dos tradicionais sistemas de abastecimento de água, constituem obras de engenharia espetaculares e monumentos industriais de grande valor histórico e cultural. Após anos de investigação sobre os aquedutos portugueses e da publicação de trabalhos como Aquedutos de Portugal – Arte e Património, Pedro Inácio expõe agora excelentes testemunhos fotográficos.

O Segredo de Coimbra
O Segredo de Coimbra, uma história em banda desenhada, chega ao Museu da Ciência na sua forma primordial, através de pranchas e esboços originais que nos transportam para o tesouro escondido no Gabinete de Física da Universidade de Coimbra. 

OBSERVAÇÕES ASTRONÓMICAS

21h00-24h00

Observe o céu e conheça alguns dos seus segredos.

SPEED DATING COM CIENTISTAS

21h00-24h00

Investigadores da UC em curtas conversas com o público.

EU CORNER

21h00-24h00

Promoção e divulgação dos instrumentos da Comunidade Europeia especificamente orientados para o apoio à investigação, nomeadamente o Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação e Inovação.

ATIVIDADES HANDS ON

21h00-24h00

Os investigadores da UC mostram um pouco do trabalho que fazem, e convidam o público a participar em experiências de antropologia, biologia, engenharia civil, história, neurociências e muitas mais. Venha ver, tocar e experimentar ciência!

 

Consulte aqui a programação detalhada.


Apoio




Promovido por

 

Parceiros