Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

TRUQUES MATEMÁTICOS COM MAGIA

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e a Associação Ludus associam-se ao programa COIMBRA A BRINCAR, promovendo a exposição "Ver de uma forma diferente..." e o espetáculo "Truques Matemáticos com Magia".

14H00 - 18H00 | VER DE UMA FORMA DIFERENTE

Esta exposição foi concebida e organizada pelos alunos do Curso de Educação e Formação Pintor e Decorador de Cerâmica da Escola Secundária de Matias Aires. No decurso do presente ano letivo, as peças em cerâmica foram planificadas e elaboradas de forma transversal entre a disciplina de matemática aplicada e as disciplinas técnicas do curso. Os elementos integrantes da exposição foram organizados em três secções: Formas Geométricas, Natureza e Peças Decorativas.
As peças foram cuidadosamente criadas para serem "vistas" tatilmente e incluem legendas em braille.

14H30 - 15H30 | TRUQUES MATEMÁTICOS COM MAGIA

O projeto "Truques Matemáticos com Magia" foi desenvolvido numa perspetiva inclusiva e consiste na dinamização de um espetáculo de magia, com recurso a truques matemáticos, por três crianças com baixa visão e cegueira do Centro Helen Keller (Lisboa). Para além da apresentação dos truques, os "Mágicos Especiais"  irão também descrever quais os conteúdos matemáticos inerentes a cada truque apresentado. Sublinhamos o facto de esta ser a primeira atuação em público dos "Mágicos Especiais", como elementos integrantes do Circo Matemático. Esta sessão incluirá, ainda, a participação de três alunos da Escola Secundária de Matias Aires (Sintra), com o propósito de permitir uma atuação conjunta entre os mágicos das duas instituições. Estes últimos irão apresentar truques desenvolvidos no âmbito do projeto Matemagia realizado na Escola Secundária de Matias Aires no presente ano letivo.

MAIS INFORMAÇÕES

Entrada livre


PARCERIA

    

Eventos relacionados


COIMBRA A BRINCAR
29 de Maio a 1 de Junho, 2013