Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Sun4All - O Sol é para todos!

No próximo dia 20 de março, quinta-feira, pelas 14h30, decorre no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, um evento de divulgação de ciência que pretende envolver os cidadãos no estudo da sua estrela mais importante, o Sol. Neste evento, irão decorrer observações solares, uma visita ao espetroheliógrafo que é diariamente utilizado para a obtenção de fotografias do Sol, e também a apresentação do projeto Sun4All, um projeto de investigação integrado no programa de ciência cidadã SOCIENTIZE que apela agora aos cidadãos que ajudem na análise de imagens do Sol para o estudo do seu ciclo e da atividade solar. No Observatório Astronómico da UC existem mais de 30.000 imagens do Sol, resultado de um trabalho de mais de 80 anos de observações diárias. 15,000 destas imagens foram digitalizadas e aguardam agora a contribuição de cidadãos não especialistas da área para as observar, identificando e medindo as manchas solares, uma tarefa que demoraria anos a ser realizada por um só investigador.

Nesta iniciativa vão estar presentes alunos do ensino primário, secundário, universitário e  sénior, sendo que a participação é aberta a todos os interessados.

Como participar no Sun4All
A partir de um computador ou telemóvel, os voluntários acedem a uma plataforma online, onde estão alojadas várias fotografias do Sol (espetroheliogramas) com a data em que foram captadas. Os cidadãos voluntários têm que marcar as manchas solares e os grupos de manchas que se observam na imagem. Para facilitar esta tarefa estão disponíveis ferramentas para a manipulação da imagem e contagem das manchas.

O SOCIENTIZE é um projeto europeu de Ciência Cidadã, dinamizado em Portugal pela UC e pelo Museu da Ciência da UC, que tem como objetivo fomentar a participação ativa do cidadão comum em estudos e experiências científicas, recolhendo dados ou analisando resultados através do computador ou do telemóvel.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 14H30
Local: Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra

Eventos relacionados


Socientize: Projetos de Ciência Cidadã
10 de Janeiro 2012 a 30 de Setembro 2014