Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Aprender evolução jogando

Rita Campos, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO/InBIO) e Núcleo de Educação e Divulgação da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (NEDE-APBE)


A evolução é o conceito unificador da biologia, sob o qual os diferentes aspectos desta disciplina se interligam e adquirem significado. No entanto, o ensino das ciências naturais tem-se estruturado de forma desligada da evolução, sendo este conceito discutido quase só no 11º ano do Ensino Secundário. As novas Metas Curriculares da disciplina de Ciências Naturais do 3º Ciclo vieram permitir uma abordagem mais precoce do tema, nomeadamente enquadrado no domínio “Terra - Um planeta com vida - Sustentabilidade na Terra”, do 8º ano. Esta constitui-se, assim, uma excelente oportunidade para dotar os alunos de competências para avaliar a importância do conhecimento sobre evolução e mecanismos evolutivos para, por exemplo, poderem “relacionar as alterações do meio com a evolução ou a extinção das espécies” (descritor 5.6), “explicar o modo como as relações bióticas podem conduzir a evolução ou extinção das espécies” (descritor 6.5) ou “explicitar o modo como as catástrofes influenciam a diversidade intra-específica, os processos de extinção dos seres vivos e o ambiente” (descritor 11.4). Nesta sessão apresentam-se duas actividades que permitem explorar os novos descritores através de um modelo de aprendizagem activa (active learning). Estas actividades foram recentemente galardoadas com o prémio Distinção, atribuído pela Casa das Ciências.

MAIS INFORMAÇÕES

14H30 - Entrega da documentação aos participantes.

A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de Biologia e Geologia do 8º ano ou professores interessados no tema - evolução e biodiversidade.


PARCERIA

  

Eventos relacionados


CHÁ DAS TRÊS
18 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2014

APRENDIZAGEM MUSICAL E DESEMPENHO MATEMÁTICO
18 de Janeiro, 2014

Origami: dobragens em papel
15 de Fevereiro, 2014

Fracções no 1.º ciclo: pizzas, chocolates, segmentos de recta...
29 de Março, 2014

ELEIÇÕES E DEMOCRACIA
24 de Maio, 2014