Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

A CHAVE PARA A CONSCIÊNCIA

POR MOTIVO IMPREVISTO ESTA SESSÃO SERÁ ADIADA PARA DATA A COMBINAR

 

O documentário THE KEY TO CONSCIOUSNESS (ARTE France) foi uma das produções que se apresentou a concurso no SCI-DOC – Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa 2016, tendo sido o vencedor na categoria de Investigação Médica.

A sessão conta com a presença de Catarina Resende de Oliveira, (CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular e Faculdade de Medicina da UC), que irá comentar o filme após a sua visualização.

THE KEY TO CONSCIOUSNESS: O que é a consciência? De onde vêm os nossos pensamentos? Qual é a ligação entre a mente e o corpo? Por enquanto, ninguém sabe responder a estas perguntas. A consciência humana, essa voz que diz “Eu” e que interpreta o mundo de uma forma que o consigamos entender, é um dos maiores mistérios da ciência. No entanto, as sombras que envolvem a consciência parecem estar a afastar-se gradualmente. Os cientistas actualmente consideram a possibilidade de que o nosso estado mental seja formado a partir da actividade de uma complexa rede de centenas de milhares de  milhões de conexões entre o ambiente que nos envolve, o nosso corpo e o cérebro. Mas quais são os mecanismos que estão na base dos nossos sentimentos, dos nossos pensamentos, da nossa visão do mundo? Será que um dia vamos encontrar uma equação capaz de explicar a consciência? O que acontece no nosso cérebro durante a emergência e o desaparecimento da consciência?

À semelhança dos anos anteriores, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associa-se ao Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) que de novo participa na Semana Internacional do Cérebro, uma iniciativa mundial destinada a divulgar junto do público os progressos e benefícios da investigação em neurociências, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN), da Ciência Viva, da Federação Europeia de Sociedades de Neurociências (FENS) e da DANA Foundation.

MAIS INFORMAÇÕES

14H45 - Entrega da documentação aos participantes
15H00 - Inicio da sessão
Duração 2 horas.

A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre, preferencialmente com inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: Professores de Biologia, Ciências da Natureza, alunos de cursos de ciências da vida e da saúde bem como público em geral.

Filme falado em inglês, sem legendagem.