Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
wikicommons: Birthday Candles (Raghav Veturi)
wikicommons: Birthday Candles (Raghav Veturi)

Os paradoxos do dia de aniversário e das coincidências

Carlos Tenreiro (Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC)

Nesta sessão discutem-se dois problemas clássicos do cálculo de probabilidades, conhecidos como o paradoxo do dia de aniversário e o paradoxo das coincidências, que motivamos a partir das duas questões seguintes:
- Se 57 pessoas estiverem reunidas numa festa de Natal, qual é a probabilidade de pelo menos duas terem o mesmo dia de aniversário? (com certeza deve ser pequena...)
- Se essas pessoas decidirem trazer um presente para ser distribuído ao acaso na festa, qual será a probabilidade de alguém receber o presente que trouxe? (com certeza deve ser pequena, especialmente quando o número de pessoas na festa for grande...)
As Tardes de Matemática da Delegação do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática, que nasceram há mais de três décadas, têm sido um veículo importante de divulgação da Matemática junto dos alunos dos ensinos básico e secundário.
Durante  o ano de 2019, o Museu da Ciência da UC associa-se à Delegação do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática na organização de Tardes de Matemática.
A participação nas Tardes de Matemática de docentes do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC é feita ao abrigo de um acordo de colaboração estabelecido entre a Delegação Regional do Centro da SPM e aquela instituição.


MAIS INFORMAÇÕES

Entrada livre
Horário: 15.00
Local: Sala Gonçalves Guimarães do Museu da Ciência da UC
Público alvo: professores de todas as áreas da ciência e de todos os níveis de ensino, bem como estudantes universitários de ciências exactas ou naturais e público em geral

Eventos relacionados


Tardes de Matemática da SPM Centro 2019
12 de Janeiro a 16 de Novembro, 2019

Caminhos e rodas exóticas - rolar com a Matemática
9 de Fevereiro, 2019

A Matemática e as mensagens secretas
9 de Março, 2019

Trocas altruístas num mundo competitivo
6 de Abril, 2019

Aqui há grafos!
11 de Maio, 2019

Jogos e Estratégias
14 de Setembro, 2019

Matemática e futebol
12 de Outubro, 2019

A magia da matemática
16 de Novembro, 2019