Os paradoxos do dia de aniversário e das coincidências
Carlos Tenreiro (Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC)
Nesta sessão discutem-se dois problemas clássicos do cálculo de probabilidades, conhecidos como o paradoxo do dia de aniversário e o paradoxo das coincidências, que motivamos a partir das duas questões seguintes:
- Se 57 pessoas estiverem reunidas numa festa de Natal, qual é a probabilidade de pelo menos duas terem o mesmo dia de aniversário? (com certeza deve ser pequena...)
- Se essas pessoas decidirem trazer um presente para ser distribuído ao acaso na festa, qual será a probabilidade de alguém receber o presente que trouxe? (com certeza deve ser pequena, especialmente quando o número de pessoas na festa for grande...)
As Tardes de Matemática da Delegação do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática, que nasceram há mais de três décadas, têm sido um veículo importante de divulgação da Matemática junto dos alunos dos ensinos básico e secundário.
Durante o ano de 2019, o Museu da Ciência da UC associa-se à Delegação do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática na organização de Tardes de Matemática.
A participação nas Tardes de Matemática de docentes do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC é feita ao abrigo de um acordo de colaboração estabelecido entre a Delegação Regional do Centro da SPM e aquela instituição.