Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

ARTE DO FERRO | A CIDADE DAS GRADES

Ao longo dos últimos 400 anos, a paisagem urbana de Coimbra tem sido marcada pela arte do ferro, de tal forma que Vergílio Correia chegou a  denominá-la como a cidade das grades. Com efeito, ao percorrermos as ruas da cidade, deparamo-nos, a cada instante, com a presença dos mais diversos objectos em ferro forjado ou fundido.

À sua forma artística alia-se a sua função utilitária, materializando-se em guarnições de portas, portões, gradeamentos, varandas, bandeiras de portas e janelas, cataventos ou candeeiros. Outros objectos ornamentam o interior de casas particulares, instituições públicas ou igrejas, salientando-se as lanternas ou os trasfogueiros para as lareiras.

Considerado como o metal mais útil, mais comum e mais duro na natureza – que todavia o fogo consegue amaciar – o ferro era submetido, pelos serralheiros-artistas em oficinas artesanais ou já de carácter industrial, ao calor das forjas e dos fornos. As artérias confinantes com a Rua da Sofia ou com o Terreiro da Erva foram as áreas onde se concentraram a maior parte das oficinas de serralharia, apesar de terem existido mais algumas dispersas pelo Quebra-Costas ou na zona do Tovim.

DETALHES DO PERCURSO PEDONAL

9H30: Cuzeiro, Cruz de Celas

14H30: Palácio da Justiça, Rua da Sofia

Nº de participantes: 25

Marcações: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (239 85 43 50)

Informações: percurso pedestre ao longo de 4 Km/s (Cruz de Celas até à Porta Férrea/MNMC, manhã) + 2 Km/s (Palácio da Justiça até ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, tarde).

Não esquecer: Água + roupa e caçado confortável + chapéu de sol + protetor solar

Eventos relacionados


DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS | NOITE DOS MUSEUS
18 de Maio, 2019