Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Instalação

21 de Abril
a 28 de Maio, 2023

As Penélopes

21 de Abril | 18H00

Inauguração da instalação “As Penélopes” seguida de conversa com as autoras do projecto e as escritoras Manuela Costa Ribeiro, Raquel Patriarca, Cláudia Lucas Chéu e Rosa Alice Branco.

O projeto artístico AS PENÉLOPES nasce de uma parceria entre o Município da Póvoa de Varzim e o Bairro dos Livros, no âmbito da 22.ª edição do festival literário Correntes d’Escritas, o qual originou uma edição e uma instalação artística. O livro reúne textos literários originais de um conjunto de doze autoras desafiadas a escrever a partir da figura de Penélope e do património da comunidade piscatória da Póvoa de Varzim, para fazer uma homenagem ao Feminino. Colocando a Literatura e a arte do Bordado em diálogo, foi projetada uma instalação contemporânea criada com camisolas poveiras que interpretam as várias histórias publicadas nesta edição. O bordado usado na instalação AS PENÉLOPES, executado pelas tricotadeiras do Grupo de Amigos do Museu de Etnografia e História da Póvoa do Varzim, conjuga os tradicionais símbolos do padrão típico da Póvoa de Varzim com imagens retiradas dos textos originais escritos para esta obra.

O projeto mereceu a distinção internacional European Heritage Days, tendo sido seleccionado em 2022 como uma das vinte melhores histórias europeias.

LER MAIS

Este evento está inserido na programação de ABRIL NO FEMININO

 

Mais informações

Local:  Hall de entrada do Laboratório Chimico

Entrada livre