Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

No Alto Da Torre

Ciclo de palestras
9 de Abril a 17 de Junho | 18h00
Entrada livre


A Torre da Universidade de Coimbra está a ser alvo de uma intervenção de conservação e restauro que constitui um momento singular, que desperta atenção e curiosidade e que exige a conjugação de muitos saberes.
Neste ciclo de palestras dá-se voz a esses saberes, evidenciando os diversos contributos técnicos e científicos que estão subjacentes à elaboração do projecto e à execução da obra.

9 Abril
Do Imaginário à História (da Arte): a Torre da Universidade de Coimbra
António Filipe Pimentel
Conhecer o passado, descobrir a história e imaginar o futuro da Torre da Universidade de Coimbra é a proposta para a primeira palestra deste ciclo dedicado ao acompanhamento da obra de conservação e restauro em curso. Que histórias tem a Torre para contar? Que histórias a influenciaram ou nela encontraram inspiração? O que nos diz a investigação científica sobre a Torre e o local onde se ergue?

28 Abril
Comportamento sísmico da Torre da Universidade
Eduardo Júlio
O Património histórico construído quer-se eterno, capaz de levar a memória do génio humano e da sua história às gerações futuras, mas está sujeito às mais diversas ameaças ao longo dos anos. A Torre da Universidade já enfrentou sismos e vendavais mas queremos saber como será o seu futuro. Como conhecer a estabilidade da Torre? A Torre move-se? O que é o 2º modo de vibração? Como se utilizam os mais recente conhecimentos científicos para avaliar um monumento que já passou pela experiência de 1755?

21 Maio
Intervenções de Conservação e Restauro na Torre da Universidade
Fernando Marques
A intervenção de conservação e restauro da Torre da Universidade de Coimbra exige um conhecimento detalhado do estado de conservação das estruturas de pedra, da possível evolução das suas anomalias e, sobretudo, um conhecimento especializado dos princípios, estratégias e técnicas de reabilitação do património histórico e monumental. Como agir perante as plantas e as suas raízes? Como recuperar ornamentos fracturados? Quais as linhas de orientação para a correcção cromática da pedra após limpeza das colonizações biológicas? Estas são algumas das questões que o convidamos a vir responder connosco.

17 Junho
O sentido da Arquitectura no restauro da Torre da Universidade
Vitor Mestre
Há um lugar próprio da Arquitectura nas obras de conservação e restauro de um monumento? Existe espaço para a intervenção criativa do arquitecto quando a palavra “autenticidade” é determinante? Na intervenção em curso, a arquitectura tem um papel fundamental. Que princípios a guiaram? Que estratégias seguiu? Que resultados espera obter? Neste espaço de debate pretende-se contribuir para a criação de uma imagem integrada da intervenção na Torre, tomando a arquitectura como saber estruturante.

 

VISITAS GUIADAS
DATAS: 12 Abril | 3 Maio | 24 Maio | 21 Junho 2010
HORÁRIO: 9h30 às 12h30 (grupos com intervalo de 45 min)
O ciclo de palestras é acompanhado por uma exposição evolutiva no estaleiro da obra da Torre (de acesso livre) e por um conjunto de visitas guiadas.

Para as visitas, exige-se inscrição prévia obrigatória e rigorosamente limitada, reservadas a maiores de 18 anos. A visita exige estado de saúde e condição física compatível com a subida à Torre e o rigoroso cumprimento das condições de segurança indicadas no local e pelos técnicos que acompanham a visita.
Inscrições até 3 dias antes da visita através do email gcu@ci.uc.pt, indicando nome, idade, profissão, contactos de correio electrónico e telefone.
A organização determina e informa previamente os participantes em que grupo de visita se integram.


Iniciativa coordenada por
Prof. Doutor José Ant. Raimundo Mendes da Silva (Pró-Reitor)