Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

22 de Outubro 2010
a 31 de Março 2011

VER A REPÚBLICA

A exposição VER A REPÚBLICA é constituída por três núcleos temáticos, os quais mantêm entre si relações de complementaridade.

Entrada gratuita


Centenário da República na Universidade de Coimbra

Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República

Catálogo

GALERIA UNIVERSIDADE

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Neste núcleo assinalam-se os momentos chave no caminho para a implantação da República em Portugal e o importante papel de três cientistas da Universidade neste processo. A Luta Republicana gerou nos seus principais momentos documentos que se transformaram em símbolos e que poderão hoje ser mostrados como o processo judicial que mandou António José de Almeida para a cadeia ou os telegramas que narram a proclamação da República no Distrito de Coimbra entre outros.

GALERIA REPUBLICANA

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Encerra a 27 de Fevereiro

O retrato fotográfico teve ampla circulação entre os membros da Universidade de Coimbra, que o praticaram de forma continuada ao longo de décadas, ao trocarem entre si os cartes de visite que eternizavam a memória dos cursos. O retrato dos activistas republicanos foi utilizado em várias publicações como forma de propaganda política, dando imagem às adesões ao Partido Republicano, como sucedeu com a “Galeria Republicana”, o “Álbum Republicano”, o “Archivo Democrático” ou “As Constituintes de 1911 e os seus deputados”.

Horário: Terça a Sexta-feira: 10h00-12h30 e 14h00-18h00
Sábados, Domingos e Feriados: 10h00 às 16h00
Local: Sala de S. Pedro
Dias de encerramento: 25 Dezembro e 1 Janeiro

GALERIA RIPUBLICANA

Museu Nacional de Machado de Castro
Encerra a 27 de Fevereiro

A caricatura acompanha  e regista de forma irónica os acontecimentos da actividade politica ao longo de todo o período que antecede a proclamação da República como se transforma em instrumento de luta e confronto entre os vários grupos activos. Este registo é de tal forma intenso e continuado e com autores de enorme qualidade que faz com que seja possível contar a História da República produzindo uma narrativa com auxílio da caricatura, percorrendo os principais momentos e protagonistas.

Horário: Terça a Domingo: 10h00-12h30 às 14h00-18h00
Local: Sala de exposições temporárias
Dias de encerramento: 25 Dezembro e 1 Janeiro