Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Famílias

30 de Janeiro
a 9 de Outubro, 2011

TRILHOS 2011

Este programa desafia-o a sair de casa com a família e amigos para um passeio pedestre pelos lugares à volta do Museu da Ciência e da Universidade de Coimbra à procura da ciência surpreendente que podemos encontrar fora dos edifícios, nas ruas e nos jardins. 

As sessões são orientadas por especialistas de diversas áreas do conhecimento.



MAIS INFORMAÇÕES
- 11H00 - 12H00
- participação gratuita (marcação prévia)
- inscrições limitadas (25 participantes)
- Aconselhamos os participantes a trazerem chapéu de sol, água e calçado confortável.

   



PROGRAMA GERAL

    


30 de Janeiro | PASSEIO PELA ALTA DE COIMBRA
Raimundo Mendes da Silva, Departamento de Engenharia Civil da FCTUC
A cidade antiga, património dito corrente, com ruas, edifícios, pessoas e vivências tem muitas leituras possíveis, umas vezes mais racionais, outras mais apaixonadas. Há, por isso, sempre um olhar novo, descobrindo no velho e degradado um testemunho do que foi ou uma promessa do que pode ser, descobrindo no novo e reabilitado um rasgo de génio ou o triste desconhecimento da força do tempo e das razões dos materiais. Olhar para a Alta com um olhar novo é o desafio para este passeio, em que se falará sobretudo de construção, de materiais e de tecnologia, numa linguagem a todos acessível.


27 de Fevereiro | PASSEIO COM OS AZULEJOS JESUÍTAS*
António Leal Duarte, Departamento de Matemática da FCTUC
No Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) encontram-se alguns azulejos que já serviram para ensinar matemática, física e astronomia nos séculos XVII e XVIII. Só faltava descobrir o local onde eles ensinaram no passado.
Uma descoberta arqueológica junto ao Laboratorio Quimico no passado mês de Novembro veio responder a esta última questão.
Venha conhecer esta história num passeio pelos edifícios jesuítas da Alta de Coimbra, que terminará com uma visita aos azulejos do MNMC.

* Organização conjunta Museu da Ciência e Museu Nacional de Machado de Castro.
Esta iniciativa é um pré-evento de promoção da conferência Bridges 2011


27 de Março | PASSEIO COM OS PÁSSAROS
Jaime Ramos, Departamento de Ciências da Vida da FCTUC
Sabe o que é uma trepadeira?
Não, não é a planta... É a ave com unhas grandes e bico curvo que caminha nas árvores à procura de insectos.
Venha descobrir esta e outras aves florestais que vivem no Jardim Botânico durante a Primavera.
Se tiver binóculos em casa, pode trazê-los!


17 DE ABRIL | PASSEIO COM OS SAPOS PARTEIROS *
José Miguel Oliveira, Biólogo
Sabias que em redor do campo de futebol do Parque de Santa Cruz (Jardim da Sereia) vivem dezenas de pequenos sapos-parteiros que ocupam aquele espaço há décadas? E sabias que esta espécie de anfíbio protegida, que foi alvo de um projecto de conservação da biodiversidade em espaço urbano, tem características únicas no reino animal?
Não percas a oportunidade de conhecer estes simpáticos animais e o seu curioso habitat!


29 DE MAIO | PASSEIO PELA ALTA JESUÍTA 
Rui Lobo, Departamento de Arquitectura da FCTUC
Os Colégios de Jesus e das Artes dominaram o recorte da Alta de Coimbra durante 300 anos, desde o século XVII até à obra da “Cidade Universitária” do Estado Novo. Ainda hoje a sua presença é marcante, apesar do convívio com os imensos blocos das faculdades dos anos da ditadura.

Neste passeio evoca-se a Alta antiga, centralizada no Largo da Feira e na majestosa fachada da igreja jesuíta (a actual Sé Nova), e visita-se o Colégio das Artes, verdadeira “escola secundária” do Antigo Regime, por onde passou grande parte dos letrados do país.


04 DE JUNHO | A DESCOBERTA DAS PLANTAS (em Tentugal)
integrado no projecto Sopas Caldos e Mezinhas.

09 DE OUTUBRO | PASSEIO À DESCOBERTA DOS REVESTIMENTOS DOS EDIFÍCIOS  DO CENTRO HISTÓRICO
Pedro Providência, Arquitecto
Este passeio convida-o a descobrir alguns motivos e técnicas tradicionais utilizados no passado nos revestimentos e nos acabamentos  dos edifícios do centro histórico de Coimbra.
Os participantes que quiserem partir em busca dos revestimentos históricos da cidade antiga, são ainda convidados a fotografá-los e a enviar as fotos para o Museu da Ciência (geral@museudaciencia.org), que serão colocadas online na página do Museu, para que todos possamos conhecer melhor este património valioso que quase desconhecemos e desta forma participar numa acção de salvaguarda do Centro Histórico da cidade.
Traga os seus familiares, colegas e amigos, e venha descobrir cores, texturas, materiais constituintes e técnicas construtivas dos revestimentos e superfícies arquitectónicas, entre outros elementos, que marcam a imagem urbana da Coimbra antiga.




Colaborações

Departamento de Engenharia Civil da FCTUC
Departamento de Matemática da FCTUC
Departamento de Ciências da Vida da FCTUC
 

 *