Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

ESTRUTURA DE PROTEÍNAS: DA CIÊNCIA PARA A ARTE

15 de Outubro| 15H00
por Rui Brito, Cândida Silva e Carlos Simões - Grupo de Biologia Estrutural e Computacional do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra

As proteínas como nunca as viu!
As proteínas são máquinas moleculares ubíquas no mundo biológico, desempenhando uma enorme variedade de funções que vão desde o suporte estrutural à regulação da expressão genética, passando pela defesa, transporte e catálise de milhares de reacções químicas que ocorrem nos organismos vivos. Estas variadíssimas funções são suportadas por estruturas moleculares tridimensionais complexas que permitem interacções com um elevado grau de especificidade com as moléculas alvo, sejam elas outras proteínas, ácidos nucleicos (ADN e ARNs) ou pequenos compostos (metabolitos, medicamentos, xenobióticos).

Entender a função das proteínas e actuar na modelação da sua actividade de forma racional implica antes de tudo conhecer a sua estrutura tridimensional. A visualização e análise da estrutura tridimensional de proteínas, no passado uma tarefa reservada a um número muito restrito de especialistas, está hoje em dia acessível a todos. Um computador pessoal e uma ligação à internet é tudo o que é necessário.

Nesta acção, será apresentada uma ferramenta informática intuitiva e de acesso livre – YASARA View – que pode ser usada na sala de aula para que professores e alunos dissequem as complexidades da estrutura proteica e assim melhor entendam o papel central das proteínas na manutenção da Vida.

Como exemplo de aplicação do estudo da estrutura de proteínas, será feita uma breve introdução às estratégias actuais de procura computacional de compostos com potencial terapêutico, e como os cidadãos, através da plataforma de computação voluntária Ibercivis, podem participar nesta procura.
Pode ver aqui um filme de apresentação deste projecto (em inglês e em português).

Esta sessão conta com o apoio da associação Nova Agora - CFAE e faz parte das comemorações do Ano Internacional da Química 2011.




MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de Química, Biologia e Ciências Naturais.
Os participantes devem trazer portátil com o programa YASARA View instalado, que podem descarregar aqui

Informação disponibilizada

Yasara - Manual  

Yasara - Tutorial Basico  

Boinc - Ibercivis - Manual de Instalação 


Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três

PARCERIA                                                                                                         

GRUPO DE BIOLOGIA ESTRUTURAL E COMPUTACIONAL

IBERCIVIS  

 

 

 

  APOIO