©2024 Museu da Ciência - Todos os direitos reservados | desenvolvido por FBA.
RISCOS E RABISCOS - A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
19 de Novembro| 15H00
por Maria Arminda Miranda, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
e Vânia Carvalho, Grupo de Estudos de Evolução Humana da Universidade de Coimbra
Riscos & Rabiscos - A arte na Pré-História apresenta um projecto de divulgação pedagógica sobre a adopção do conceito de arte aplicado a um vasto conjunto de formas que testemunham comportamentos simbólicos e sociais dos caçadores paleolíticos, correspondentes a “marcas do espírito sobre a natureza”, ou seja, referentes a obras que parecem ultrapassar as necessidades básicas imediatas, para exprimirem uma preocupação de ordem estética, ligada teoricamente a comportamentos lúdicos ou simbólicos, sem que, no entanto, se possa diferenciar ou demonstrar, na maior parte das vezes, tais comportamentos.
As diversas linhas de investigação sobre a arte praticada na Pré-História são complexas, obrigatoriamente interdisciplinares, constituindo um verdadeiro incentivo à permanente actualização científica e traduzindo-se num fascinante repto do ponto de vista pedagógico.
Esta sessão desenvolver-se-á em dois momentos:
-inicialmente serão exibidos vários ateliers concebidos, do ponto de vista da narrativa visual e dos conteúdos informativos para níveis etários diferenciados: ensino pré-escolar e básico, 1º e 2º ciclos. A proposta incide sobre a explicitação de conceitos base que permitirão às crianças a apreensão de conhecimentos fundamentais sobre a temática, explicando o indispensável enquadramento teórico: Pré-história; paleolítico superior; noção de caçador-recolector associada ao meio ambiente (com destaque para a importância do diálogo interdisciplinar entre a Etologia e o estudo da Arte Paleolítica); arte (enquanto linguagem simbólica e meio de comunicação); técnicas (pintura, gravura, escultura); classificação quanto às representações, ao suporte (móvel e parietal) e à localização, com o ensejo de enfatizar as notáveis descobertas do complexo rupestre de Foz Côa, reconhecido pela UNESCO Património da Humanidade.
Num segundo momento será praticada uma actividade experimental através da qual se pretende testar algumas das técnicas artísticas dos nossos antepassados pré-históricos.
MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de todos os níveis de ensino.
Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três e resulta de uma parceria entre o Museu da Ciência e o Grupo de Estudos de Evolução Humana da Universidade de Coimbra.
Esta sessão conta com o apoio da associação Nova Agora - CFAE
Material de apoio aqui
PARCERIA
APOIO