Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Famílias

8 de Janeiro
a 31 de Dezembro, 2012

CIÊNCIA EM FAMÍLIA 2012

Venha partilhar diferentes modos de explorar alguns temas científicos com a sua família, num programa dirigido a adultos e crianças de todas as idades.

PROGRAMA GERAL

8 de Janeiro | DESCOBRE O QUE SÃO EX-VOTOS
por Maria Arminda Miranda, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Sabes o que são ex-votos? Talvez nunca tenhas ouvido falar deles, mas fazem parte da vida de quase todos os povos desde o princípio dos tempos. As formas, cores e materiais são diferentes e as motivações que os originam pertencem a cada um. Uma coisa é certa: falam-nos de afectos e agradecimento e contam sempre acontecimentos com um final feliz. Serão objectos? - Quase sempre, embora também existam sem lhes podermos tocar. Curioso?
No Museu da Ciência poderás ver alguns ex-votos, uns antigos outros recentes, desvendar as suas histórias e construir um, só teu, para ofereceres a alguém que …

Brevemente saberás!

12 de Fevereiro | DESCOBRE O TEU CÉREBRO
por Inês Violante, Inês Bernardino, Inês Almeida, Andreia Pereira, Maria Ribeiro, Carlos Amaral, João Castelhano, Susana Mouga, Marco Simões e Bruno Quemdera, Laboratório de Neurociências da Visão - IBILI, FMUC

Sabias que o teu cérebro é composto por cerca de 100 mil milhões de neurónios? Isto é aproximadamente 166 vezes o número de pessoas do nosso planeta! Sendo assim, é de esperar que ainda muito esteja por descobrir quanto ao seu funcionamento. E tu, já algum dia te perguntaste como funciona o teu cérebro? O que acontece quando pensas, quando mexes os dedos, as mãos, os pés....? Para descobrir o funcionamento do cérebro, os cientistas utilizam diversas técnicas que poderás conhecer e experimentar nesta visita interactiva que te propomos.
Vem ver o cérebro a trabalhar em tempo real com a eletroencefalografia. Vem descobrir para onde realmente estás a olhar com tecnologias avançadas usadas na investigação científica. Descobre também como o teu cérebro te pode enganar e entra no mundo da realidade virtual!
Nesta iniciativa os visitantes terão à disposição várias estações:
1 - Os teus neurónios, agentes controladores do teu corpo.
2 - Tu, desenho animado.
3 - Olha! Viste? E para onde estavas a olhar?
4 - Ciência hoje com técnicas do futuro.

E ainda muitas ilusões que vão desafiar a forma como vês o que te rodeia...


18 de Março | DESCOBRE OS ELEMENTOS E MOTIVOS DECORATIVOS DOS REVESTIMENTOS HISTÓRICOS
por Pedro Providência, Centro de Estudos Sociais da UC, Departamento de Arquitectura da FCTUC, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha - DRCC

Com esta sessão convidamos-te a conhecer melhor os edifícios da cidade de Coimbra. Verás como as cores e as texturas marcam a imagem da Coimbra antiga. Vais poder interpretar e executar motivos decorativos, descobrir padrões e simetrias em frisos e outros elementos arquitectónicos. Descobrirás motivos e técnicas tradicionais utilizados nos revestimentos e nos acabamentos dos edifícios do centro histórico de Coimbra.
Os participantes que, posteriormente, quiserem partir em busca dos revestimentos históricos da cidade antiga, são ainda convidados a fotografá-los e a enviar as fotos para o Museu da Ciência (geral@museudaciencia.org), que serão colocadas online na página do Museu, para que todos possamos conhecer melhor este património valioso que quase desconhecemos e desta forma participar numa acção de salvaguarda do Centro Histórico da cidade. 


27 de Maio | DESCOBRE UM PUZZLE GEOMÉTRICO ORIGINAL: O TANTRIX*
por Carlos Florentino, Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico Lisboa

Originário da Nova Zelândia e premiado internacionalmente, o Tantrix é um didáctico e divertido jogo-puzzle para toda a família e para todas as idades.
Nesta sessão, estás convidado a experimentar os seguintes jogos:
* Tantrix Discovery - 10 puzzles aliciantes e didacticos para descobrir o Tantrix,
* Tantrix Match - quebra-cabeças geométrico-logico-dedutivo ao estilo sudoku,
* Tantrix Gobble - Um elegante jogo de concentração, observação e rapidez para 2 a 6 jogadores.

Os mais audazes poderão participar num pequeno torneio, e receber um merecido prémio com o apoio da Tantrix Portugal

Apoio: Sociedade Portuguesa de Matemática, Delegação Regional do Centro


17 de Junho | DESCOBRE COMO COLORIR O CENTRO HISTÓRICO DE COIMBRA
por Pedro Providência, Centro de Estudos Sociais da UC, Departamento de Arquitectura da FCTUC, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha - DRCC

Com esta sessão convidamos-te a conhecer melhor os edifícios da cidade de Coimbra. Verás como as cores e as texturas marcam a imagem da Coimbra antiga. Vais descobrir algumas das cores utilizadas para colorir o Centro Histórico de Coimbra, e aprender alguns conceitos de cor – cores acromáticas e cores complementares – importantes para a definição de um Plano de Cor de uma cidade. A actividade será antecedida de uma breve apresentação de algumas das técnicas tradicionais identificadas nos revestimentos e acabamentos dos edifícios do Centro Histórico de Coimbra, e de alguns conceitos de cor.

Traz os teus familiares, colegas e amigos, e vem pintar o Centro Histórico de Coimbra.


8 de Julho | DESCOBRE AS ALGAS E A ALGOTECA DE COIMBRA
por Lília Santos, Algoteca de Coimbra

Há algas de várias formas, cores e tamanhos que podemos observar quando passeamos nos rochedos à beira-mar ou que vemos na praia, atiradas pelas ondas. Mas quando nadamos no mar, num lago ou num rio estamos acompanhados por milhões de outras algas microscópicas que não podemos ver, mas que sustentam toda a vida nesses sistemas e que fornecem a maior parte do oxigénio de que todos precisamos para viver. Outras algas vivem em sítios muito especiais, por exemplo, no pelo dos ursos polares!

Vem descobrir os principais grupos de algas, fazendo puzzles ou jogos! Observa algumas ao microscópio! Prepara a tua própria coleção, seja um algário de macroalgas marinhas ou uma mini-algoteca de algas microscópicas! 


23 de Setembro | DESCOBRE A MATEMÁTICA DOS BALÕES
por Carla Rentes e Tatiana Salvador

Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Orientação Científica:
Maria da Graça Marques e Marília Pires
Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve
De certeza que já viste pessoas a modelar balões e a construir com eles objetos variados, como uma flor, uma espada ou mesmo um cão.
Mas será que existe alguma matemática a ter em conta quando se constroem estes objectos? Vem descobrir isto e muito mais!
Traz os teus familiares, colegas e amigos, para descobrir matemática de uma forma muito divertida!


28 de Outubro | DESCOBRE A TERRA E OS OUTROS PLANETAS
por Fernando Carlos Lopes, Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, Centro de Geofísica da UC, Teresa Barata, Centro de Geofísica da UC, Sara Carvalho, Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra e Vânia Lima, Centro de Geofísica da Universidade de Coimbra

De que é feita a Terra? E de que são feitos os outros planetas do sistema solar? Como funciona a Terra? E como funcionam os outros planetas? No que é que o nosso planeta é semelhante e diferente dos seus vizinhos? Nesta manhã no museu vamos descobrir o nosso planeta, e também os outros. Todos diferentes, todos iguais. Juntem-se a nós nesta viagem pelo sistema solar!

MAIS INFORMAÇÕES

- preçário geral do Museu
- 11h00-12h00
- marcação prévia