Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

LIVROS COM QUÍMICA

18 de Fevereiro| 15H00
por Sérgio Rodrigues, Departamento de Química da FCTUC

A química, assim como o conhecimento e prática desta ciência, está presente em muitas obras literárias  e em alguns dos mais importantes livros da história da humanidade. Para além dos químicos como personagens e dos aspectos técnicos, históricos e sociais, a química tem muitas vezes sido usada como imagem e metáfora.  É relevante a presença da química na Bíblia, n´Os Lusíadas de Luís de Camões, nas obras de Shakespeare, nas Afinidades Electivas de Goethe, n´O Capital de Carl Marx e nos livros de Conan Doyle, Stevenson, Isaac Asimov, Primo Levi, assim como em vários outros autores e obras mais recentes como o Harry Potter de J. K. Rowling. Também em Eça de Queirós, Fernando Pessoa, António Gedeão e Vitorino Nemésio, por exemplo, podemos encontrar ligações químicas, as quais emergem dos contactos que estes autores tiveram com esta ciência e as suas realizações, assim como da memória da tecnologia e condições de vida do mundo em que viveram.

No decurso desta sessão, vamos viajar pela literatura em busca das marcas directas e indirectas da química na nossa vida e na dos nossos antepassados, realçando as oportunidades pedagógicas e didácticas da exploração das relações entre a literatura e a ciência, dando particular atenção a livros que constem do Plano Nacional de Leitura.

Para além da apresentação e material de apoio, estarão disponíveis para consulta exemplares das obras referidas e poderão, no decurso da sessão, ser abordados outros autores e obras, sendo estimulado e bem vindo o diálogo com os participantes.

 

MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores das áreas de ciências e de letras e professores bibliotecários.

 

Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três