Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Livro

26 de Janeiro
a 31 de Dezembro, 2012

CAFÉ, LIVROS E CIÊNCIA 2012

Café, Livros e Ciência é projecto de comunicação de ciência com o objectivo principal de promover a leitura de livros de ciência junto do público em geral. Este evento acontece num ambiente informal, onde o café acompanha os livros.

Trata-se de uma parceria entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Taguspark e acontece mensalmente, numa quinta-feira, num périplo por cada instituição parceira.

Os eventos contam com uma cobertura multimédia que posteriormente será colocada no sítio internet de cada parceiro, bem como no CVTV.

Programa Geral

26 DE JANEIRO | 18H00
TERRAVITA SADIA JUVENIL E TERRAVITA SADIA INFANTIL
Maria José Moreno e Maria Helena Henriques

Local: Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Em mais um Café, Livros e Ciência, 5ª Feira, 26 Janeiro, pelas 18H00, TerraVita Sadia Juvenil e TerraVita Sadia Infantil, editados pela Imprensa da Universidade de Coimbra, serão apresentados pelas autoras Maria José Moreno e Maria Helena Henriques.


23 DE FEVEREIRO
| 18H00
SEMENTES DE CIÊNCIA. Homenagem a António Amorim da Costa
coordenação:  Sebastião Formosinho e Hugh Burrows
apresentado por Sebastião Formosinho e Hugh Barrows (Dep. de Química da FCTUC)

Local: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Em reconhecimento das suas contribuições importantes na área, a tónica dos capítulos que amigos e colaboradores de António Amorim da Costa trazem a este livro vai desde facetas da história da ciência relacionados com a química e da sua pré-história, através da alquimia, a iatroquímica, o período do flogisto, a química pneumática e finalmente a história da química quântica e mecânica estatística em tempos mais próximos do nosso. Há uma ênfase muito particular nos aspectos históricos do desenvolvimento da química em Portugal e no Brasil. No entanto a química não se desenvolveu de forma isolada, e as contribuições para este livro abordam áreas adjacentes, como a electricidade, a medicina, a óptica e a mineralogia. Além disso, a história não lida apenas com factos. Diz respeito também a pessoas, como o Luso-Brasileiro do século XVIII, o engenheiro José Fernandes Pinto Alpoim, ou o químico português do século XIX Thomé Rodrigues Sobral, e muitos mais.
Resta-nos desejar que estes “pedaços” da história das ciências venham enriquecer a nossa compreensão e reconhecer as contribuições feitas por António Amorim da Costa para a área.

 

29 DE MARÇO | 18H00
A NOVA MEDICINA, de João Lobo Antunes

Local: TAGUSPARK, Oeiras

O ensaio A NOVA MEDICINA é dedicado à extraordinária transformação da Medicina nas últimas décadas. A ciência, a prática e a ética desta Nova Medicina são objecto de particular atenção, e é explicado o modo como aquela absorveu o progresso científico e tecnológico e se adaptou a uma nova ecologia económica, social e até moral, e às exigências de uma sociedade cada vez mais informada sobre o poder da arte médica. Olhando o futuro, exprime-se uma preocupação - o envelhecimento; uma incerteza - a sustentabilidade dos sistemas de saúde; uma necessidade - a medicina de «translação»; e uma utopia possível - a medicina «personalizada».

 

19 DE ABRIL | 18H00
OS IRMÃOS GRIMM, A CIÊNCIA E OS CONTOS
Maria António Hörster, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Maria Teresa Cortez, do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, são as convidadas desta conversa.

Local: Sala Hélène Beauvoir da Biblioteca da Universidade de Aveiro

Comemora-se, neste ano de 2012, o bicentenário da publicação do 1º volume dos Contos dos Irmãos Grimm. O seu êxito internacional contribuiu para revelar e divulgar muitos trabalhos realizados por Jacob e Wilhelm Grimm, investigadores e professores universitários, em áreas tão diversas como as da literatura tradicional, da mitologia, da história da língua ou mesmo do Direito.

 

31 DE MAIO | 18H00
A PROFESSORA, OS PORCOS E OS CISNES: O PÂNTANO DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL, de Manuel Nunes

Local: Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho

[A escola] é principalmente responsável pelo futuro do aluno. E, por isso mesmo, ela tem o dever de não ceder perante os gostos imediatos dos alunos. Ela tem o dever de ser fiel à exigência de os educar para o dever, atraindo-os para os horizontes mais amplos e elevados do humano autenticamente humano. Por uma voz que conhece muito bem os meandros do ensino, um livro de enorme pertinência, que todos os professores e pais deveriam ler.   14 DE JUNHO | 18H00
O LIVRO DA CONSCIÊNCIA, de António Damásio
apresentado por Catarina Resende (CNC)

Local: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Como é que o cérebro constrói uma mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes?
Há mais de trinta anos que o neurocientista António Damásio estuda a mente e o cérebro humanos e é autor de vasta obra publicada em livros e artigos científicos. No entanto, formulou o presente livro como um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu.
O Livro da Consciência constitui assim uma tentativa de debater as noções actuais nestes domínios. Uma obra magistral que nos deixa entrever aquilo que ainda não sabemos sobre o cérebro e a consciência, mas gostaríamos muito de saber.  

 

27 DE SETEMBRO | 18H00
A MATEMÁTICA EM PORTUGAL UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
por Jorge Buescu, Universidade de Lisboa

Local: TagusPark

 

25 DE OUTUBRO | 18H00
OS ANOS DEVASTADORES DO EDUQUÊS
Contributos para a História da Educação depois do 25 de Abril
Guilherme Valente

Local: Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho

Um dos maiores problemas que Portugal enfrenta no presente é o da qualidade do seu sistema de ensino. Sob a capa de um pretenso igualitarismo baseado numa forma de pensamento único, infiltrou-se a todos os níveis das várias instâncias implicadas no ensino, aprisionando-as numa estrutura totalitária. Guilherme Valente que, como editor da Gradiva, sempre se pautou pela diversidade e inovação, foi uma das primeiras vozes a denunciar os perigos da ideologia que se instalou nesta área fundamental para a formação da cidadania. Nas páginas de Os Anos Devastadores do Eduquês, o leitor encontrará a maior parte das suas intervenções públicas.

Em mais um Café, Livros e Ciência, 5ª Feira, 25 de Outubro, pelas 18H00, o livro Os Anos Devastadores do Eduquês, editado pela Editorial Presença, será apresentado pelo autor Guilherme Valente.

 

27 DE NOVEMBRO | 18H00
PIPOCAS COM TELEMÓVEL E OUTRAS HISTÓRIAS DE FALSA CIÊNCIA
por Carlos Fiolhais e David Marçal (Universidade de Coimbra)

Local: Fábrica Ciência Viva de Aveiro

A falsa ciência que circula na internet, nos media, que se vê no supermercado e até - pasme-se! - na escola; a falsa ciência na saúde e a falsa ciência na própria ciência. Num livro bem-humorado e muito esclarecedor, os autores desmontam alguns «factos» pseudcientíficos que se construíram e alimentam no nosso quotidiano. Como eles próprios afirmam, «se a ciência pode ser divertida, a pseudociência é garantidamente muito divertida». Uma leitura informativa que expõe os logros mais actuais.
 
Este livro conta histórias de falsa ciência. Abundam as aldrabices científicas na Internet, de que o vídeo que mostrava milho a transformar-se em pipocas devido à radiação de telemóveis é um bom exemplo. Também há muitas tretas nos media, a começar logo pelos horóscopos. As prateleiras de supermercado estão recheadas de falsas promessas de medicina preventiva, das quais o escândalo do «iogurtegate» é uma das mais delirantes. Mas, pasme-se, a falsa ciência também é praticada e ensinada nalgumas escolas. E está bem mais presente do que julga na saúde. Nem as revistas científicas e as universidades escapam, pois também aí se encontra uma boa colecção de fraudes que mais cedo ou mais tarde acabam por ser descobertas.
 
Não há lugares seguros.
 
A única segurança terá de estar no leitor: uma atitude crítica poderá evitar-lhe contratempos e poupar dinheiro. Lembre-se de que a ciência assenta na observação, na experiência e na correcção de erros, e não nas palavras de pretensas autoridades que nunca aceitam ser corrigidas. Não se deixe enganar!

 

6 DE DEZEMBRO | 18H00
CONTAS X CONTOS X CANTOS E QUE MAIS CUMPLICIDADES ENTRE LITERATURA E MATEMÁTICA
por Ana Paula Guimarães, IELT - Universidade Nova de Lisboa e Adérito Araújo, Departamento de Matemática da FCTUC

Local: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

«Matemáticos, poetas, colectores de cantos e contos populares, ensaístas, pedagogos, escritores e artistas plásticos, pessoas sensíveis ou sensibilizadas para as relações tão subtis quanto óbvias entre disciplinas distantes, afinal parentes, todos se prestaram ou emprestaram textos que decidimos organizar em capítulos, a ler um de cada × (sinal inventado no século XVII). Assim nasceu este ousado livro, conjugando verbos com números, aritmética com literaturas e estas com geometria.
Ao leitor caberá jogar com somas e subtracções, formas geométricas e algarismos, ecoando bancos de escola onde, sentado, lhe competia preencher muito papel aos quadradinhos com operações aritméticas, saber distinguir classificações de triângulos, descobrir áreas de quadrados e perímetros de circunferências. Decerto lhe saberá bem imaginar se, nestes tempos que correm e aceleram, ora aligeirando, ora complexificando, atentos mais a valores económicos do que a grandezas éticas, não valeria a pena demorar-se com jogos de ter em conta, dar conta contando contos ou mesmo brincar-a-fazer-de-conta.»
in Prefácio

No Café, Livros e Ciência de Dezembro, o livro Contas x Contos x Cantos e que mais cumplicidades entre literatura e matemática, editado pela Gradiva, será apresentado pelos coordenadores Ana Paula Guimarães e Adérito Araújo. 

Organização