Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

XADREZ E ENSINO

24 de Março | 15H00
por Bruno Pais, Presidente e professor da Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra


O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. É um excelente jogo para desenvolver capacidades cognitivas tais como a memória, concentração, planeamento, tomadas de decisões, raciocínio lógico, atenção, entre muitas outras. Tornou-se num passatempo agradável e instrutivo que entreteve grandes personalidades de nossa história como Napoleão, Einstein, Voltaire, Goethe, Benjamin Franklin, Victor Hugo entre outras.
Ligado a muitas áreas de ensino como a matemática, história, geografia, é um excelente recurso pedagógico para desenvolver uma aula diferente e mais criativa.
Com esta sessão pretendemos aproximar o xadrez do ensino. Daremos a conhecer o jogo, mostrando um pouco das suas origens, algumas das suas potencialidades na evolução das capacidades dos alunos, e algumas dicas da arte de o bem jogar.

MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de todos os níveis de ensino.

 

Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três 



PARCERIA






APOIO