Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

BUSCA A FORMA

15 de Maio| 16H00
Anfiteatro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Entrada livre

Nos anos 80, em Obra Quase Incompleta, Alberto Pimenta publicava o poema Metastase I. Neste trabalho, o soneto de Camões Transforma-se o amador na cousa amada era transformado verso a verso no poema de Pimenta, por permutação das letras, com a ironia de, no último verso, sobrarem as letras L e C, que em assinatura devolvem o poema a Luís de Camões.
Em 2011, os alunos da disciplina de Tipografia em Meios Digitais da Licenciatura em Design e Multimedia, sob orientação de Nuno Coelho, foram convidados a reproduzir esta transformação em formato video. Nesta sessão vamos conhecer os resultados deste projecto.

A dada altura, o soneto de Camões que começa “Transforma-se o amador…” tornou-se para mim uma obsessão em termos de transformabilidade. Um dia muni-me de letras de cartolina de cerca de 5 cms., e comecei a experimentar verso por verso recombinar os grafos, tentando criar, dentro duma sintaxe aceitável, um poema diálogo com o de Camões (obviamente sem rima nem métrica, pois até os milagres têm fronteiras). O resultado, que a cada novo verso me ia surpreendendo mais e mais, está à vista. Parece que é um prodígio: talvez seja, talvez não seja. Prodígio foi terem sobrado duas letras no verso final: andei muito tempo às voltas com elas, tentando encaixá-las no texto, até que percebi que eram as iniciais de Luís de Camões, que fez assim questão de vir mostrar-me que o segundo poema era ainda e também dele. E era, é claro. E depois tentei o equivalente com sonetos de vários poetas e de várias épocas, mas nem um verso consegui. Em Abril de 1987 apresentei este resultado  no Colóquio “Imaginário do Espaço” no Funchal. Apresentei-o em forma de performance. O que em 1987 foi ponto de chegada, transformou-se em ponto de partida para voos ciberneticamente comandados pelos alunos de Tipografia em Meios Digitais, sob a orientação de Nuno Coelho.
Alberto Pimenta


PROGRAMA


16H00
GÉNESE DO PROJECTO
Carlota Simões, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

16H15
OS TRABALHOS
Nuno Coelho, Departamento de Engenharia Informática da FCTUC

17H00
METÁSTASE I
Alberto Pimenta
 


Transmissão online em direto, posteriormente on-demand, disponível em http://www.coimbracanal.com/
                                                                                           
Nota: A partir das 14H30, no anfiteatro do Museu da Ciência, podem ser visualizados os trabalhos realizados no âmbito do projeto "METÁSTASE I" da disciplina de Tipografia em Meios Digitais.



APOIO
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
DArq – Dep. de Arquitetura
DEI – Dep. de Engenharia Informática