Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

SIMETRIA: UMA ABORDAGEM INTERACTIVA E DINÂMICA

30 de Junho| 15H00
por Manuel Arala Chaves e Ana Cristina Oliveira, Associação Atractor


É surpreendente o facto que, na imensa variedade quer dos motivos ornamentais produzidos pelo homem quer das formas presentes na natureza, haja na realidade só um número limitado e relativamente pequeno de “esquemas” (melhor dizendo, de diversos tipos de simetria) que se repetem. É ainda mais surpreendente o facto de artistas de todas as partes do mundo terem chegado, mesmo sem uma análise sistemática, a criar exemplos de todos os casos possíveis, muito antes de uma formalização matemática do resultado.

Muito apelativo a nível visual e rico do ponto de vista científico, o estudo da simetria no plano tornou-se também recentemente de grande relevância no ensino, por ter sido incluído nos novos programas do ensino básico.

Nesta sessão, o Atractor introduzirá alguns conceitos matemáticos fundamentais ligados à Simetria, utilizando para tal um programa interactivo concebido para o efeito – o GeCla, que estende as funcionalidades do DVD “Simetria, apresentação dinâmica”, da autoria do Atractor. Entre as diversas potencialidades deste programa, salientam-se a possibilidade de permitir a geração dos próprios padrões/frisos/rosáceas, classificá-los com (ou sem) ajuda e desenvolver competições (por exemplo, entre alunos).

Solicita-se aos participantes que tragam computador pessoal.  O software para a sessão será disponibilizado em pen USB antes da sessão, sendo por isso importante que cheguem pontualmente às 14H30 para haver tempo para a entrega da documentação, bem como para a instalação do software em cada um dos computadores.




MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores de Matemática de todos os níveis de ensino, bem como estudantes universitários de Matemática.

Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três 

                                                                                            
PARCERIA