Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

COMPUTAÇÃO VOLUNTÁRIA E CIÊNCIA CIDADÃ

22 de Setembro| 15H00
Rui M. M. Brito e Cândida G. Silva, Departamento de Química (FCTUC) e Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra
Paulo Gama Mota, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Fermín Serrano Sanz, Universidade de Saragoça, Espanha


A computação tem um papel essencial em grande parte do trabalho de investigação científica desenvolvido nas mais diversas áreas, entre as quais se destacam a Matemática, Física, Química, Ciência dos Materiais, Astrofísica, Meteorologia, Biologia Estrutural, Farmácia e Saúde, entre muitas outras. No entanto, e ao contrário do que possa pensar, actualmente grande parte da capacidade de cálculo reside nos computadores em nossas casas, em paralelo com os centros de super-computação internacionais. De facto, quando combinada, a capacidade de processamento de computadores pessoais pode produzir resultados impressionantes. Por exemplo, a Ibercivis é uma plataforma de computação voluntária ibérica que permite a participação dos cidadãos na investigação científica de uma maneira directa e em tempo real, e que reúne cerca de 80 mil computadores registados que realizaram, nos últimos quatro anos, o equivalente a 16 mil anos de processamento de dados de vários projectos em diversas áreas científicas.
Outros projectos dedicados a problemas específicos como o SETI - procura de vida extra-terrestre inteligente, o LHC - simulação do Grande Colisionador de Hadrões do CERN, e o GalaxyZoo – catalogação de milhões de imagens astronómicas, demonstram também como a participação de milhares de voluntários dedicados fazem a grande diferença em projectos de investigação científica fundamental.

Com esta apresentação propomos que venha conhecer alguns dos projectos e plataformas de computação voluntária e ciência cidadã existentes e como pode ter uma participação activa na resolução de alguns dos problemas científicos mais importantes da actualidade.



MAIS INFORMAÇÕES
14H30 - Entrega da documentação aos participantes
A sessão decorre no anfiteatro do Laboratorio Chimico, um espaço histórico que remonta ao Séc. XVIII.
Entrada livre sujeita a inscrição prévia, por email, para geral@museudaciencia.org, com indicação do nome e contacto telefónico.
Os participantes receberão um diploma de participação.
Público alvo: professores do 3º Ciclo e Secundário

Recomenda-se aos participantes que  tragam computador portátil, com ligação à internet.

 

Esta sessão faz parte da iniciativa Chá das Três 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                  
                         O Museu da Ciência está no Facebook!