©2024 Museu da Ciência - Todos os direitos reservados | desenvolvido por FBA.
O QUE É O BOSÃO DE HIGGS E O QUE FOI DESCOBERTO AGORA NO CERN?
PALESTRA
António Onofre, Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho
13 de Julho | 17H00
A pesquisa do bosão de Higgs tem representado um dos maiores desafios da Ciência moderna. Esta partícula desempenha um papel fundamental na estruturação do Modelo Padrão da Física de partículas. A busca do bosão de Higgs motiva uma intensa actividade de investigação científica em aceleradores de partículas espalhados por todo o Mundo. Nesta palestra serão discutidos os aspectos fundamentais da pesquisa do bosão de Higgs em LHC (Large Hadron Collider) que se encontra instalado no CERN em Genebra.
Doutorado em Física pela Universidade de Coimbra, António Onofre é, desde 2010, professor Associado com Agregação no Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Desenvolveu actividade de investigação científica no Instituto Paul Scherrer Institut (PSI) Villigen, Suíça, no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), Genebra, Suíça e é membro do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).
Foi membro das Colaborações Internacionais que desenvolveram a sua actividade científica no CERN, nas experiências CP-LEAR e DELPHI, e é presentemente membro da Colaboração ATLAS. Nesta experiência foi responsável pelo grupo de estudo das propriedades do quark top (“Top Quark Properties”). É co-autor de mais de 500 artigos científicos publicados em actas de conferências e revistas especializadas com arbitragem. Foi galardoado em 2004 com o prémio “Estímulo à Ciência” atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É presentemente o investigador principal do projecto “Estudos Fenomenológicos em LHC” com particular incidência no estudo das propriedades do quark top, do Higgs e pesquisa de novas partículas em LHC.
Co-organização