Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA

21 de Agosto 2012
a 31 de Dezembro 2013

RELAÇÃO 9/10 E SECÇÃO ÁUREA - painel de azulejos, estação de Metro Saldanha, Lisboa
RELAÇÃO 9/10 E SECÇÃO ÁUREA - painel de azulejos, estação de Metro Saldanha, Lisboa

MATEMÁTICA URBANA


No âmbito do Ano da Matemática do Planeta Terra, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e a Associação de Professores de Matemática promovem o projecto MATEMÁTICA URBANA.

Este projecto pretende sensibilizar estudantes, professores e público em geral para a matemática escondida nas nossas cidades, seja na organização dos seus edifícios, na ciência por trás da forma como eles são construídos, na organização das suas redes de transportes, identificando afinal um património valioso que tendemos a ignorar por nos estar tão próximo.
Ao longo de 2013, terão lugar iniciativas várias, quer na forma de exposições, palestras, passeios fotográficos, produção de material audiovisual, etc.
As duas instituições esperam poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de escolas ou associações culturais que possam colaborar no desenvolvimento deste tipo de iniciativas. Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem escrever-nos para mpt2013@mat.uc.pt.



Saiba mais em ...

Organização:
- Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
- Associação de Professores de Matemática

Instituições Parceiras:
- CES - Centro de Estudos Sociais
- Associação LUDUS

Projectos Parceiros:
- Esgrafitando um mural - à descoberta do património e da matemática

6 DE ABRIL | MÚSICA DE CALÇADA

Ana Pereira do Vale, Centro de Matemática (CMAT), Departamento de Matemática e Aplicações (DMA), Universidade do Minho


As calçadas portuguesas existem um pouco por todo o mundo onde ficaram marcas da presença portuguesa. Algumas dessas calçadas são desenhadas respeitando regras de simetria bem definidas em Geometria. A música, por sua vez é, por vezes, formada por motivos que respeitam também regras de simetria. Há calçadas e partituras que estão ligadas por essas regras geométricas. Quais são estas regras que unem calçadas e partituras? Que peças musicais vamos poder associar a uma calçada. Não se assustem os músicos que vão entender a parte geométrica e não se assustem os matemáticos que vão entender a parte musical e sobretudo não se assustem todos os outros possíveis ouvintes que vão entender a parte musical e a parte geométrica.

MAIS INFORMAÇÕES

Organização: BLCS & CMAT & DMA
Horário: 15H00
Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), Braga