Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Palestra

9 de Janeiro
a 31 de Dezembro, 2013

OBJETOS COM HISTÓRIA

A Universidade de Coimbra é detentora de um acervo museológico científico único a nível nacional e de grande valor internacional.

Os objetos das coleções de física, astronomia, química, história natural e ciências médicas, documentam, de forma marcante, o empreendimento iluminista de conhecer, descrever e compreender o mundo, o espaço, a natureza que nos rodeiam e de que fazemos parte.

Com o ciclo OBJETOS COM HISTÓRIA pretendemos dar a conhecer melhor os objetos científicos e de história natural da Universidade de Coimbra, dando ênfase quer a personagens marcantes, quer alguns objetos que testemunharam momentos chave da história da Universidade de Coimbra.

PROGRAMA GERAL

 

9 DE JANEIRO | MODELOS DE CERA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

António Poiares Baptista, Professor Aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra


Os modelos de cera surgiram no séc. XIII, em Itália, nos ex-votos das práticas religiosas. Rapidamente se generalizaram e chegaram aos dias de hoje. Desta tradição derivaram, nos séc. XVII e XVIII, as figuras anatómicas mais elaboradas, inicialmente apreciadas como objetos de curiosidade reproduzindo o corpo humano normal ou com anomalias anatómicas. A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra procurou acompanhar este movimento. Nos arquivos da Universidade encontram-se várias faturas de peças em cera adquiridas para o Gabinete de Anatomia Pathológica que datam do Séc. XIX.

Esta sessão pretende dar a conhecer a coleção de modelos de cera da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e o seu lugar na história.

     

6 DE FEVEREIRO | ACHA DE COMANDO "NGOMBE": TERROR DO DOMÍNIO ESCRAVOCRATA

José Carlos de Oliveira, Investigador

Estas armas de arremesso eram usadas pelos chefes de maior prestígio Kongo no "Ritual N´gulu", cerimónia de decapitação dos condenados, muitos deles escravos.

15 DE MAIO | A COLEÇÃO SEIXAS DO MUSEU DE MARINHA

António Costa Canas, Museu de Marinha

Henrique Maufrouy de Seixas foi um grande benemérito para o Museu de Marinha. Apaixonado por tudo aquilo que dizia respeito ao mar, criou um autêntico museu naval em sua casa. Nele foi incorporando modelos que iam sendo construídos nas suas oficinas. Dessa coleção ofereceu mais de 300 modelos ao Museu de Marinha. Além de diversas obras de arte, Seixas ofereceu também mais de 20 000 fotos relacionadas com temas náuticos.
Nesta sessão será apresentada esta coleção, procurando mostrar a diversidade de peças que a integram.

17 DE JULHO | VOZES DA CHINA E DE MACAU: COLEÇÃO ETNOGRÁFICA NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA (1880-1882)

Maria Arminda Miranda, Maria do Rosário Martins e Tânia Madureira, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

A coleção proveniente da China e Macau que integra o acervo Antropológico da Universidade de Coimbra é constituída por cerca de 454 exemplares, recolhidos no final do séc. XIX. Trata-se de um núcleo formado por objetos sobretudo de origem vegetal que se prestam a diversas funcionalidades e significados, tal como revelam alguns dos artefatos que estarão patentes na exposição “Do Sul ao Sol”.
Júlio Henriques, então Diretor do Museu Botânico, foi um dos principais impulsionadores da sua constituição de acordo com as estratégias preconizadas pela Faculdade de Filosofia Natural. A recolha muito se deveu, também, ao empenho de José Alberto Corte Real, secretário-geral do Governo de Macau que encarou este empreendimento como uma forma de estreitar os laços entre a colónia, a metrópole e os museus universitários.
Considerando este núcleo ainda pouco divulgado e exposto, nesta sessão pretendemos apresentar uma breve análise comparativa entre o espólio e as fontes textuais que o acompanharam. Procuramos contribuir para a sua contextualização histórica e institucional, a partir da qual outras questões poderão ser levantadas para aprofundar o seu estudo.

9 DE OUTUBRO | OS ASTROLÁBIOS DO MUSEU DE MARINHA

António Costa Canas, Museu de Marinha

Presentemente conhecem-se em todo o mundo 99 astrolábios náuticos, incorporados em coleções de museus e nas mãos de particulares. O Museu de Marinha possui nove desses objetos no seu espólio, o que constitui a maior coleção de astrolábios náuticos reunida numa instituição.
Nesta sessão será apresentada a coleção de astrolábios náuticos do Museu de Marinha, sendo ainda explicada a importância dos astrolábios para o posicionamento dos navios no mar.


Esta palestra faz parte da sessão ESTÁCIO DOS REIS, MARINHEIRO E HISTORIADOR

MAIS INFORMAÇÕES

- Horário: 17h00-18h30
- Participação gratuita
- Inscrição prévia

 

 

Eventos relacionados


ESTÁCIO DOS REIS, MARINHEIRO E HISTORIADOR
9 de Outubro, 2013