Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

20 de Abril
a 20 de Junho, 2013

ALBERTI DIGITAL

ALBERTI DIGITAL

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA TEORIA E PRÁTICA DA ARQUITETURA EM PORTUGAL

 

A exposição Alberti Digital pretende dar a conhecer Leon Battista Alberti (1404-1472), a sua teoria e influência na arquitetura, demonstrando a atualidade e a universalidade da sua obra. Através de projeções e módulos interativos, a exposição mostra como a tradição e a inovação se conjugam harmoniosamente e como a aplicação das novas tecnologias pode contribuir para o conhecimento na área da arquitetura.

A exposição comemora o encerramento do projeto de investigação “Alberti Digital – Tradição e inovação na teoria e prática da arquitetura em Portugal”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com coordenação do Professor Mário Krüger e sede no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

15 A 19 DE ABRIL | CONGRESSO INTERNACIONAL

Na Génese das Racionalidades Modernas II
Em Torno de Alberti e do Humanismo



A inventividade de Leon Battista Alberti (1404-1472) é infinita. Não há nada ou quase nada – literatura, artes, ciências, economia, moral e política – que Alberti não tenha tratado e que não tenha sido profundamente modificado pela leitura, sempre singular, que ele lhe deu. E de tal modo que, não apenas a cultura, mas também os modos da racionalidade puderam tomar aspectos inéditos que mesmo o termo «humanismo» é incapaz de o circunscrever. Cumpre à contemporaneidade, ainda, refletir sobre tais aspectos.

Local: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

 

Mais informações aqui