Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O NÚMERO DE OURO

Para a grande maioria das pessoas, a matemática é uma disciplina fria, árida, desprovidade ligação á realidade. Na verdade, a matemática está permanentemente presente na natureza, quer na morfologia de plantas e animais, quer no padrão de crescimento de seres vivos, e esconde-se nos nossos sentidos ajudando-nos classificar o belo e o harmonioso.
Nesta sessão veremos a íntima relação do número de ouro com a natureza, com a estética, mas também com as mais diversas áreas do saber, e detectaremos a sua presença na arte, na biologia, na arquitetura, mas também na matemática.

O NÚMERO DE OURO NA ESTÉTICA DENTÁRIA

João Rui Galvão Mendes, dentista
Historicamente a relação com a beleza é frequentemente transcendental, mística ou religiosa. Tratada como uma aproximação ao divino a beleza é cada vez mais associada ao bem-estar individual e à confiança social. Será abordada a importância determinante da forma e da proporção dos dentes na reconstrução estética do sorriso, assim como a utilização prática do número de ouro em reabilitação oral.

O ENIGMÁTICO NÚMERO DE OURO

Carla Rentes e Luís Cardoso, alunos do Mestrado em Ensino da Matemática do Departamento de Matemática da FCTUC
Nesta sessão serão abordados alguns aspetos relativos ao número de ouro e a sua íntima relação com as mais diversas áreas do saber desde a sua presença na arte, na biologia, na arquitetura e na matemática.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 15H00
Entrada Livre

Eventos relacionados


A MATEMÁTICA DA NATUREZA
1 de Janeiro a 31 de Dezembro, 2013