Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Matemática do Planeta Terra

Integrada na programação da Noite dos Investigadores 2013, irá realizar-se no dia 27 de setembro, pelas 21h00, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a apresentação do livro "Matemática do Planeta Terra", de Fernando Pestana da Costa, João Teixeira Pinto e Jorge Buescu (Editores), publicado pela IST Press.

A apresentação do livro está a cargo de Joana Nunes da Costa (CMUC e Departamento de Matemática da FCTUC)

A matemática é um instrumento científico fundamental para a modelação, compreensão e resolução dos desafios que se colocam ao nosso Planeta e aos seres vivos que o habitam neste início de milénio. Entendida num âmbito lato, a Matemática do Planeta Terra é incontornável para enfrentar os problemas climáticos, demográficos, ecológicos, económicos, energéticos, sociais, ou tecnológicos contemporâneos.

Neste livro reúne-se um conjunto de dezassete capítulos, contendo contribuições sobre a aplicação da matemática ao estudo do Planeta Terra, escritos por investigadores portugueses ou radicados em Portugal, e dirigidos a um público muito vasto de não especialistas, que inclui professores e estudantes, mas também todos aqueles com curiosidade e interesse pela matemática e suas aplicações. O presente texto constitui uma panorâmica da Matemática do Planeta Terra cientificamente atualizada e escrita numa linguagem acessível. É também uma excelente fotografia de alguma da investigação científica de qualidade internacional atualmente desenvolvida em Portugal. 

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 21H00
Entrada livre

Eventos relacionados


Noite Europeia dos Investigadores 2013
27 de Setembro, 2013