Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

UMA AVENTURA ESTAMINAL

No dia 5 de Dezembro, pelas 17h00, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra a equipa do projeto "Quero Mais e Melhores Células! Células Estaminais: O que são? Onde estão? Para que servem?" fará  a apresentação pública do livro "Uma Aventura Estaminal" e "Células Estaminais: O que são? Onde estão? Para que servem?".

Este livro resultou de um projecto de divulgação científica do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universide de Coimbra, financiado no âmbito do programa COMPETE - Média Ciência em conjunto com a Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O livro  foi editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra e vai ter distribuição gratuita no dia 5 de Dezembro com a edição impressa do jornal Público.

O livro é na verdade um conjunto de dois livros: livro de crónicas e livro de Banda Desenhada. As crónicas apresentadas foram escritas por investigadores do CNC (Cláudia Cavadas, João Ra,alh Santos Luís Pereira de Almeida, Lino Ferreira, Inês Araújo) e abordam um tema que tem revelado grandes avanços científicos e tecnológicos no âmbito da biomedicina: as células estaminais. Estas crónicas foram ilustradas por Fernando Correia e foram publicadas mensalmente no jornal Diário de Coimbra entre Dezembro de 2011 e Maio de 2012. A banda desenhada, com argumento de João Ramalho-Santos, constitui o foco deste livro e pretendeu, de um modo simples, coalescer os conceitos essenciais tratados pelos vários investigadores, conceitos que ganharam vida graças ao talento de um jovem desenhador, André Caetano.

Na sessão, que contará com a presença de Paulo Gama Mota, Claúdia Cavadas,  Teresa Girão, Catarina Ribeiro, Milene Santos, João Ramalho-Santos, André Caetano, Delfim Leão, Clara Almeida Santos e Rosalia Vargas, serão ainda apresentados outros produtos desenvolvidos no âmbito do projeto.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 17H00
Entrada livre