Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

FRAGMENTOS DA ALTA DE COIMBRA

O povo português sofreu um longo regime autoritário que se estendeu por 48 anos. Durante este período antidemocrático, a partir de 1933, surge a figura de António de Oliveira Salazar com o “Estado Novo”. Dentro deste contexto político, a Cidade Universitária de Coimbra, na “Velha Alta”, foi alvo de um projeto que envolveu demolições numa escala monumental, responsáveis por uma das maiores perdas de património histórico de Portugal. No quadro que alterou drasticamente todo o tecido urbano de Coimbra, as demolições na Alta desalojaram entre duas a três mil pessoas que foram posteriormente obrigadas a habitar os Bairros Sociais na periferia da cidade.
[...] Fomos redescobrir os antigos moradores da Alta, para depois, por meio de entrevistas filmadas e da compilação de todos os materiais reunidos, contar suas histórias e suas muitas “versões da história”.
A partir desse conjunto de materiais foi construída uma exposição online através de uma aplicação multimédia que, por sua vez, é um documentário interativo. Este projeto pretende construir um memorial, retomar uma discussão sobre o impacto das mudanças na vida dessas pessoas e constituir material de apoio para futuras intervenções urbanas.
(in "Fragmentos - reunião das memórias dos últimos Salatinas da Velha Alta de Coimbra", de Nadia Paim Duarte)


PROGRAMA:

- Introdução
por Nuno Coelho, Docente do curso em Design e Multimédia da FCTUC e CEIS20

- Recriação Virtual da Alta de Coimbra pré-1942 (trabalho da autoria de Joaquim Borges)
por Nuno Coelho, Docente do curso em Design e Multimédia da FCTUC e CEIS20

- O projecto Fragmentos da Alta de Coimbra
por Nádia Duarte, Mestranda em Design e Multimédia da FCTUC

- A Alta de Coimbra
por Francisco Queirós, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra

- Debate

Parceria: Câmara Municipal de Coimbra

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 15H00-18H00