Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

História da Ciência em Portugal

No próximo dia 12 de Fevereiro de 2014, às 18H00 no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, José Paiva fará a apresentação do livro "História da Ciência em Portugal", de Carlos Fiolhais.


BIOGRAFIA DO CONVIDADO:
José Pedro de Matos Paiva, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Docente universitário no Instituto de História e Teoria das Ideias, José Pedro Paiva doutorou-se na especialidade de História Moderna e Contemporânea com uma dissertação intitulada "Bruxaria e superstição num país sem caça às bruxas: Portugal
1600-1774". Desde Maio de 2011 director do Arquivo da Universidade de Coimbra, é, actualmente, Director da Faculdade de Letras da U.C.

SINOPSE DA OBRA:
Esta obra apresenta a História da Ciência em Portugal numa perspectiva de pura divulgação, não pretendendo ser um ensaio académico. Sem se limitar à descrição dos factos, propõe mesmo algumas interpretações. Começa por fazer uma panorâmica dos sete séculos de ciência entre nós e das razões para as oscilações que se verificaram. E continua contando
episódios interessantes e desconhecidos desta nossa história. Inclui ainda, no final, para fácil referência dos leitores, uma cronologia, um pequeno dicionário de cientistas portugueses ou estrangeiros que trabalharam em Portugal, e uma bibliografia. As ilustrações a cores ajudam a tornar este volume uma inédita súmula da nossa ciência.

A sessão é aberta ao público em geral e sobretudo a quem se interessa sobre história da ciência.
O convidado será apresentado por Carlos Fiolhais, Director do Centro.



MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 18H00
Local: RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Entrada livre