Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

23 de Abril
a 7 de Maio, 2014

SOMOS MUTANTES

INAUGURAÇÃO
23 ABRIL | 17H30


Um dos maiores contributos de Darwin para a nossa compreensão sobre a origem e evolução das espécies foi o reconhecimento da enorme importância da diversidade entre os indivíduos. Hoje sabemos que a fonte primordial para essa diversidade é a mutação.

Cada um de nós transporta um património genético composto por informações ancestrais, que partilhamos com um vasto número de espécies, e informações mais recentes, algumas partilhadas com espécies evolutivamente mais próximas, outras exclusivas da nossa linhagem. É o conjunto da informação genética adquirida - por mutação - ao longo da nossa história evolutiva que faz de nós humanos.

“Somos mutantes!” é uma exposição que conclui um projecto de promoção de cultura científica realizado em três escolas secundárias de Coimbra (José Falcão, Avelar Brotero e Infanta D. Maria), resultado de uma parceria entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO/InBIO, Laboratório Associado).

Na primeira parte do projecto, alunos de quatro turmas foram investigadores por alguns dias e estudaram a distribuição populacional e evolução de mutações no gene TAS2R38, associadas à sensibilidade para detectar o sabor amargo. Nesta segunda parte - a exposição - contam-se as histórias de outras mutações, noutros genes, que são também histórias das populações humanas.

PALESTRA | 17H45

Por ocasião da inauguração da exposição “Somos mutantes!”, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o investigador José Melo-Ferreira, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO/InBIO, Laboratório Associado), fala-nos sobre Darwin, evolução biológica e mutações.

MAIS INFORMAÇÕES

Entrada livre


PARCERIA


FINANCIAMENTO

Eventos relacionados


Somos mutantes! - Oficinas didácticas
26 a 27 de Abril, 2014