Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

NOITE DOS SENTIDOS

Venha celebrar connosco a chegada do Verão numa noite dedicada aos Sentidos, com muita ciência, música e festa. Venha participar nas muitas actividades que preparámos para si e para a sua família e aproveite ainda para dançar no arraial aqui ao lado.

PROGRAMA

12H30-14H00 | BONS RAIOS TE MEÇAM 5ª EDIÇÃO
Para celebrar a chegada do Verão (Solstício do Verão) convidamo-lo a repetir connosco a experiência de Eratóstenes para medir o raio da Terra. Vamos fazê-lo em parceria com as cidades onde a experiência original foi feita: Alexandria e Assuão. Participe!

15H00-17H00 | CHÁ DAS TRÊS
Nesta sessão poderá conhecer duas atividades recentemente galardoadas com o prémio Distinção pela Casa das Ciências que introduzem a temática da Evolução no 3º Ciclo do Ensino Básico.

21H00 | DOCUMENTÁRIO “PORTUGAL – TERRA”
“Portugal-Terra” irá levá-lo numa viagem que vai desde o Gerês a Montesinho, passando pelos picos mais altos da Serra da Estrela e pelos fantásticos rios que percorrem o nosso território. Produção: AIDNATURE.org

21H00 – 24H00 | VISITA A EXPOSIÇÕES
Aproveite para visitar a exposição permanente “Segredos da Luz e da Matéria” e a exposição temporária “Do Sul ao Sol – A Universidade de Coimbra e a China”.

ACTIVIDADES HANDS-ON  
Como vemos, como cheiramos, como ouvimos e sentimos? Numa noite especial, tão estimulante para os nossos sentidos, vamos experimentar para ver como funcionam os sentidos e como podem ser enganados. Como conseguimos identificar o odor de uma flor, ver milhões de cores, ou perceber como é importante a nossa visão 3D?
Venha descobrir a resposta a esta e a outras perguntas nas actividades que preparámos para si!

QUENTE OU FRIO
DISCOS DE BENHAM
SALGADO OU DOCE?
POR QUE OUVIMOS UM SOM?
O SOM PROPAGA-SE MELHOR NOS GASES OU NOS SÓLIDOS?
SONS GRAVES E AGUDOS
ILUSÕES ÓPTICAS
ESTEROGRAMAS

DEMONSTRAÇÕES

"Com os 5 sentidos... Civil e Ambiente fazem o mundo diferente!"
A engenharia civil e a engenharia do ambiente contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade que apresenta crescentes níveis de exigência, sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras e procurando responder aos desafios colocados pelos riscos naturais e pelas alterações climáticas. Para isso, estes engenheiros fazem uso de conhecimento, inteligência, engenho e arte. As demonstrações em exibição mostram como a Visão, a Audição, o Paladar, o Tato e o Olfato são utilizadas pelos Engenheiros Civis e do Ambiente no seu dia-a-dia!

CIÊNCIA CIDADÃ

Sabia que pode participar em projetos de Ciência sem sair do sofá? Venha saber como neste quiosque multimédia dedicado à Ciência Cidadã.

21H30 – 24H00 | OBSERVAÇÕES ASTRONÓMICAS
Venha observar connosco o céu estrelado, identificar constelações e espreitar a Lua, os planetas e seus satélites.

MAIS INFORMAÇÕES

Entrada livre

COLABORAÇÃO:
Alpha Centauri
DEC-FCTUC
IBERCIVIS
Matemática do Planeta Terra
Observatório Astronómico da UC

SOCIENTIZE

Esta iniciativa é um pré evento da  Noite Europeia dos Investigadores 2014 - 2015

Eventos relacionados


BONS RAIOS TE MEÇAM 5ª EDIÇÃO
21 de Junho, 2014