Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
PROGRAMA TEMÁTICO

11 de Outubro 2014
a 31 de Julho 2015

UM DIA SOBRE EVOLUÇÃO

No seguimento da publicação do livro “Um livro sobre evolução”, o Museu da Ciência, em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO/InBIO-UP), promove um conjunto de atividades sobre evolução a decorrer entre Outubro de 2014 e Julho de 2015.
Ao longo destes 10 meses iremos percorrer as páginas do livro com oficinas, palestras, filmes e contos. Algumas atividades são destinadas a públicos específicos mas outras estarão abertas a todos os que se interessem pela temática.

11 DE OUTUBRO | OFICINA DIDÁTICA

“Mistério dos mistérios”
Como se formam as espécies? O que é que aves, borboletas e auto-estradas nos podem ensinar sobre o grande mistério de Darwin? Vem jogar!

Esta atividade está integrada no programa Sábados no museu

Horário: 15H00-16H30
Público-alvo: 7-10 anos
Preço: 4 euros
Inscrição prévia

9 DE NOVEMBRO | OFICINA DIDÁTICA

O PRINCÍPIO DA MACACADA
Nesta oficina vamos ficar a conhecer a taxonomia dos Primatas e perceber de que forma o Homem se insere nessa classificação, através das relações filogenéticas e da proximidade que existe entre a nossa espécie e as restantes pertencentes à mesma Ordem. Vamos ainda aprender quais os primatas que nos estão mais próximos, conhecendo as suas capacidades cognitivas e outros aspetos que os aproximam da nossa espécie, e perceber a importância destes Primatas para a criação de modelos evolutivos que permitam aceder ao passado evolutivo humano. Muito importante, conhecendo a importância da biodiversidade, vamos ficar mais alerta para a importância da preservação de animais e habitats.

Usando alguns jogos, tentar reproduzir alguns comportamentos observados entre chimpanzés em ambiente natural e que nos vão permitir compreender a complexidade dos comportamentos desenvolvidos por este género de Primatas.

Atividade desenvolvida em colaboração com o Grupo de Estudos em Evolução Humana (GEEvH)
Horário: 11H00-13H00      
Público-alvo: famílias
Preço: preçário geral do museu
Inscrição prévia

11 DE DEZEMBRO - 1 DE FEVEREIRO | EXPOSIÇÃO

SOMOS MUTANTES!

Entre Dezembro e Janeiro, os exemplos de mutações recentes encontradas nas populações humanas voltam a estar expostos no Museu. Mais informações sobre a exposição aqui.

Datas: 11 de Dezembro de 2014 a 1 de Fevereiro de 2015      
Público-alvo: Estudantes do Ensino Básico e Secundário; Todo o público
Entrada livre
Escolas: Inscrição prévia

11 DE DEZEMBRO | PALESTRA

“Somos todos Neandertais? O que nos dizem as novas evidências fósseis e genéticas.”

Sandra Assis, Vânia Carvalho, Francisco Curate, Richard Marques, Susana Carvalho, Vanessa Campanacho & GEEvH

Um dos achados que marcou a história da paleoantropologia e que veio revolucionar a árvore filogenética humana foi a descoberta, no século XIX, dos fósseis de Neandertal. Muitas notas introdutórias apresentam os Neandertais como hominíneos genética e morfologicamente distintos do Homo sapiens sapiens. De facto, e durante muito tempo, os Neandertais foram descritos como seres incapazes e abrutalhados; isto é, como uma espécie fóssil bioculturalmente inferior que se extinguiu no tempo.

As novas evidências genéticas, biomoleculares, morfológicas e arqueológicas parecem contrariar este paradigma, fazendo emergir uma nova questão: Somos todos Neandertais?

Horário: 16h30
Público-alvo: Estudantes do Ensino Básico e Secundário; Todo o público
Entrada livre
Escolas: Inscrição prévia

28 DE JANEIRO | DOCUMENTÁRIO E DEBATE

A HISTÓRIA DE UM ERRO

Um documentário da Associação Viver a Ciência que se debruça sobre as ramificações científicas, individuais, familiares e sociais da Paramiloidose, uma doença genética rara, cujo maior foco de incidência é em Portugal.

A exibição do documentário será acompanhada por um debate sobre a doença.

Convidados: Dr. Emanuel Furtado ou Dr. José Ferrão (Unidade de Transplantação Hepática Pediátrica e de Adultos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), Prof. Doutor Jorge M. Saraiva (Serviço de Genética Médica do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), representante da Associação Portuguesa de Paramiloidose, Núcleo da Figueira da Foz (a confirmar), Joana Barros (Associação Viver a Ciência; realizadora)
Moderadora: Professora Doutora Manuela Grazina, Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), Universidade de Coimbra

Horário: 15H00-17H00
Público-alvo: Estudantes do Ensino Básico e Secundário; Estudantes do Mestrado Integrado em Medicina; Estudantes da Licenciatura em Biologia; Estudantes da Licenciatura em Bioquímica; Todo o público
Entrada livre
Escolas: Inscrição prévia

7 DE FEVEREIRO | ESPECIAL “DIA DE DARWIN” - WORKSHOP

“Workshop de tipografia tradicional - A Origem das Espécies”

O workshop pretende dar a conhecer aos participantes a técnica de tipografia tradicional, passando pelas várias fases: composição, imposição, impressão e distribuição. Irá ser trabalhado o texto final do livro de Charles Darwin “A origem das espécies” (1º edição, Novembro de 1859).

O workshop decorre na Tipografia Damasceno, Coimbra, e os cartazes resultantes deste workshop serão expostos no Museu da Ciência no dia 12 de Fevereiro, para assinalar o nascimento de Darwin (12 de Fevereiro de 1809).

Esta atividade é organizada em colaboração com o Clube dos Tipos.

Horário: 10H30 - 18H00
Público-alvo: público em geral
Preço: 30 euros
Inscrições: info@clubedostipos.com

12 DE FEVEREIRO | ESPECIAL “DIA DE DARWIN” - CONTO

Leitura livre do livro “Henriqueta, a tartaruga de Darwin”.

Hoje é o dia de aniversário de Charles Darwin! Queres saber quem foi Darwin? Vem ouvir a sua história pela boca de uma personagem muito especial: a sua tartaruga Henriqueta.

Horário: 10H00-11H00
Público-alvo: 3-5 anos
Entrada livre mediante inscrição prévia

12 DE FEVEREIRO | ESPECIAL “DIA DE DARWIN” - SEMINÁRIO

A arquitetura segundo Charles Darwin”

A arquitetura é uma atividade humana milenar, construída com base em conceitos que se mantêm inalterados por décadas ou mesmo séculos. No entanto, os investigadores contemporâneos deste campo do saber têm encontrado em Darwin inspirações inéditas. A programação das formas, permite a criação de um código mutável com o qual se podem gerar uma infinidade de modelos. O código generativo, associado aos algoritmos genéticos, permitem processos automáticos de otimização. Neste contexto, o computador deixa de ser uma mera ferramenta de desenho, tomando o papel de auxiliar criativo.

Mauro Costa
Professor Convidado
Licenciatura, Mestrados e Doutoramento em Arquitetura e Design
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Horário: 14H30
Público-alvo: Estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA), estudantes do Mestrado em Design e Multimédia (MDM), estudantes da Licenciatura em Biologia, estudantes do Mestrado em Biologia, estudantes do Mestrado em Evolução e Biologia Humanas, público em geral
Entrada livre

 

14 DE FEVEREIRO | ESPECIAL “DIA DE DARWIN” - OFICINA DIDÁTICA

QUE ATRAENTE!
No Dia dos Namorados, vem aprender porque alguns indivíduos têm uma aparência tão vistosa. Será para conseguir “namorar”? E porque o Carnaval está quase a chegar, no final levas para casa uma pequena surpresa!

Esta atividade está integrada no programa Sábados no museu
Horário: 15H00-16H30
Público-alvo: 5-7 anos
Preço: 4 euros
Inscrição prévia

15 DE MARÇO | OFICINA DIDÁTICA

DESCOBRE OS FÓSSEIS: OS AVÓS DE TODOS NÓS

Uma manhã para compreender o processo evolutivo a partir da informação filogenética a que se acede através do estudo dos nossos parentes mais próximos (os Primatas) e a partir da informação que nos chega através dos fósseis. Vamos conhecer o berço da humanidade e os nossos antepassados mais próximos, os hominíneos, as suas principais caraterísticas e os seus habitats. Vamos ainda conhecer as adaptações que se mostraram decisivas no processo evolutivo humano.
No final, vamos participar num jogo que nos vai ajudar cimentar e compreender as principais etapas que serviram como motor de evolução humana.


Atividade desenvolvida em colaboração com o Grupo de Estudos em Evolução Humana (GEEvH)

Horário: 11H00-13H00      
Público-alvo: famílias
Preço: preçário geral do museu
Inscrição prévia

18 DE ABRIL | OFICINA DIDÁTICA

BORBOLETAS MUTANTES
As mutações alteram o código da vida. Vem decifrar esse código e desvendar a razão das diferenças e semelhanças entre seres vivos.

Esta atividade está integrada no programa Sábados no museu

Horário: 15H00-16H30
Público-alvo: 7-10 anos
Preço: 4 euros
Inscrição prévia

16 DE MAIO | FORMAÇÃO

“Evolução Biológica nas novas metas curriculares do 3º Ciclo do Ensino Básico”

Este workshop tem como ponto de partida as novas metas curriculares dos 8º e 9º anos, que abrem agora espaço para um enquadramento evolutivo de temas como a conservação da natureza ou a diversidade humana.

O workshop está organizado em dois módulos: de manhã a ênfase estará nos mecanismos evolutivos e na forma como estes podem ser trabalhados no 8º ano; de tarde ir-se-á explorar a cor da pele como característica importante para a promoção do conhecimento sobre as implicações da evolução na saúde humana, enquadrando-a nos temas abordados no 9º ano.

Público-alvo: professores de Biologia e Geologia ou professores interessados no tema - evolução e biodiversidade.

Horário: 10h - 13h (Módulo I) e 14h30 - 17h30 (Módulo II)
Preço: 7,5 euros cada módulo; 10 euros os dois módulos
Inclui: refeição ligeira a meio de cada módulo, certificado de participação e documentação
Data limite para a inscrição: 28 de Abril de 2015.
Cada módulo funcionará com um número mínimo de 15 participantes e máximo de 35.

20 DE JUNHO | OFICINA DIDÁTICA

BALEIAS COM PERNAS

Da água para a terra e de volta à água. Vem conhecer a história das baleias e dos seus antepassados… patudos!

Esta atividade está integrada no programa Sábados no museu
Esta atividade é organizada em colaboração com o Clube dos Tipos.

Horário: 15H00-16H00
Público-alvo: 3-5 anos
Preço: 4 euros
Inscrição prévia

19 DE JULHO | OFICINA DIDÁTICA

DESCOBRE O ADN QUE NOS UNE
Dentro das células de todos os seres vivos que vivem ou já viveram no nosso planeta existe uma molécula muito especial: o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido como ADN. É lá que estão guardadas as instruções fundamentais da vida, que tornam cada um de nós seres únicos mas também membros de uma grande, enorme família!

Nesta oficina, cada participante terá a oportunidade de extrair e visualizar o ADN das suas próprias células e de células de outros seres vivos. No final levará para casa o que restar dessa extração.

Horário: 11H00-13H00    
Público-alvo: famílias
Preço: preçário geral do museu
Inscrição prévia

Parceria