Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

O DIA MAIS CURTO

Depois do sucesso da estreia em Portugal em 2013, O DIA MAIS CURTO regressa naquele que é o dia mais curto do ano em pleno solstício de inverno. Este fenómeno astronómico inspirou a ideia de promover a curta-metragem incentivando a realização de sessões públicas em diversos espaços.

Em Coimbra, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra não quis deixar de se associar a este evento, tendo preparado um dia especial com muitas curtas-metragens dedicadas às crianças.

SESSÃO CURTINHAS (M/4)

Filmes para toda a família e para os mais novos! Esta seleção é baseada na secção Curtinhas do Curtas Vila do Conde, num conjunto de filmes para todas as idades, onde a educação pela imagem se encontra de braço dado com a diversão!

A NAU CAXINETA
Alunos do 4º ano da Escola EB das Caxinas com orientação de Vasco Sá e David Doutel, Portugal, 2012, ANI, 4’
Lá vem a Nau Caxineta que tem muito que contar; Já passa ano e dia que anda nas ondas no mar... Um filme dos alunos do 4º ano da Escola EB das Caxinas, Vila do Conde a partir de uma adaptação livre do livro “A Nau Mentireta” de Luisa Ducla Soares.

A CRIAÇÃO (LA CREAZIONE)
Francesco Testa e Cristina Lastrego Testa, Itália, 2010, ANI, 10’
Mas afinal já cá andava tudo desde sempre? O vento, a lua, os patos, a sopa? Baseado no conto bíblico, este filme é uma história original sobre um planeta feito em 7 dias.

O PASSARINHO E A FOLHA (DER KLEINE VOGEL UND DAS BLATT)

Lena von Döhren, Suíça, 2012, ANI, 4’
O passarinho e a folha vivem juntos na floresta grande. Um dia, no início do inverno, a folha voa para longe. O passarinho segue a sua amiga até que têm de se separar. Abandonado, o passarinho tem de enfrentar os perigos da floresta sozinho.

MOMENTO MÁGICO (MAGIC TIME)

Kine Aune, Noruega, 2013, ANI, 9’
Esta é a história de uma rena que se perde da sua mãe ainda bebé e das suas aventuras para se tornar uma linda rena adulta e branca. Este é um filme inspirado pela cultura Sami, do norte da Escandinávia, pelas suas história, lendas e contos de fadas.

O MONGE E A MOSCA (THE MONK AND THE FLY)
Matthew Darragh, Irlanda, 2010, ANI, 4’
Um simpático monge relaxa sob a sombra de uma árvore Banyan num tranquilo dia de verão. O que poderá correr mal?

GINJAS - ENQUADRAMENTO
José Pedro Cavalheiro e Humberto Santana, Portugal, 2011, ANI, 2’
Ginjas, um grupo de Pássaros Pequenos atabalhoados e um Pássaro Grande maldisposto voltam a embrulhar-se em peripécias, desta vez por causa de uma fotografia...

TACHAAAN!
Rafael Cano "Rafiki", Carlos del Olmo e Miguel A. Bellot, Espanha, 2009, ANI, 5’
O Homem-Bala tem andado mal-disposto e tem vindo a aborrecer os seus colegas da Companhia de Circo.  As suas tropelias correm sempre mal e as suas birras só servem para se zangar. Afinal, não é muito mais divertido rir?

COMO FAZER UM ARCO-ÍRIS (THE SMORTLYBACKS)

Ted Sieger, Wouter Dierickx, Suíça/China, 2013, ANI, 6’
No planalto de uma montanha, um pastor e a sua estranha manada fazem uma surpreendente e interminável viagem.

A MINHA BICICLETA (MY BIKE)
Kristian B. Walters, Noruega, 2012, ANI’, 5’
Um rapaz guia a sua querida bicicleta como um profissional através dos bosques e pelos caminhos estreitos que o levam à gelataria da cidade. Antes do pôr-do-sol, ele vai perder algo muito valioso, mas talvez ganhe algo ainda mais precioso.

TALENTO ESCONDIDO (HIDDEN TALENT)

Miran Miošić, Croácia, 2013, ANI, 6’
A Vila Felina tem, entre os seus habitantes, um alegre, sociável e musical gatinho, mas o seu miado é horrivelmente desafinado. No entanto, isso não o impede de continuar a cantar desastrosamente.

SESSÃO UM NATAL DOS DIABOS! (M/12)

O Dia Mais Curto associa-se à época festiva com uma série de curtas onde não faltam o Pai Natal, as renas, os presentes e a árvore de Natal, e onde o humor desenfreado e a subversão andam à solta, sem nunca perder de vista o espírito natalício!

INFORMAÇÃO DE LONGA-DISTÂNCIA (LONG DISTANCE INFORMATION)
Douglas Hart, Reino Unido, 2011, FIC, 8'
Alex e o seu pai estão tão distantes emocionalmente quanto os quilómetros que os separam. Sob a ténue luz do dia de Natal, Alex telefona para casa.

RARE EXPORTS INC.

Jalmari Helander, Finlândia, 2003, FIC, 8’
Antes das primeiras neves de inverno, um trio de caçadores experientes embrenham-se nas florestas para encontrar e capturar uma espécie especialmente rara e perigosa da época de natal.

THE BLOODY OLIVE
Vicent Bal, Bélgica, 1996, FIC, 10’
Véspera de Natal, 1951. Werner e Mylène preparam-se para um serão com peru e prendas quando a campainha toca. É Sam, colega de Werner, que descobriu que este anda a falsificar a contabilidade há meses e quer reaver o dinheiro. É o principio de uma noite cheia de surpresas, com enredos inesperados e em que nada é o que parece.

HÁ PANICO NA ALDEIA - O TRONCO DE NATAL (PANIQUE AU VILLAGE: LA BÛCHE DE NOËL)
Vincent Patar, Stéphane Aubier, Bélgica/França, 2014, ANI, 26'
Na ânsia por receber os seus presentes, o Índio e o Cowboy destroem o bolo de Natal no qual o Cavalo estava a dar os últimos retoques. O Cavalo fica furioso e cancela os presentes. Como vão conseguir retribuir os seus favores e recuperar os presentes? Para o Índio e o Cowboy começa uma longa, muito longa véspera de Natal...

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

- Preçário geral do Museu
- M/4: 10h00-11h00; 12h00-13h00; 14h00-15h00; 16h00-17h00
- M/12: 11h00-12h00; 13h00-14h00; 15h00-16h00; 17h00-18h00