Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

18 de Abril, 2015

Observado a partir do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (fonte: DGPC/Luís Ferreira Alves) (2005)
Observado a partir do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (fonte: DGPC/Luís Ferreira Alves) (2005)

Património Arquitetónico: ciência, educação patrimonial e inclusão

O projeto “Património Arquitetónico: Ciência, Educação Patrimonial e Inclusão” congrega um conjunto de iniciativas de diferentes instituições e entidades que se associam com o objetivo de sensibilizar a sociedade para questões relacionadas com os temas Património Arquitetónico, Educação Patrimonial e Inclusão, num ato de cidadania.

A prossecução do objectivo exposto contempla diversas actividades ao longo de 2015, em datas simbólicas, tendo em vista: (i) sensibilizar a população em geral para a riqueza patrimonial da cidade de Coimbra; (ii) sensibilizar as crianças com e sem deficiência para o património da cidade de Coimbra e aquisição de conhecimentos de sistemas e técnicas construtivas tradicionais; (iii) fornecer informação das técnicas mais adequadas para a intervenção em Património Arquitectónico; (iv) fomentar na sociedade o espírito solidário.

Veja aqui o cronograma.

PROGRAMA

14H30 | Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
breve apresentação da atividade com representantes das instituições parceiras, seguida da palestra Património Arquitetónico: Centro Histórico de Coimbra e Mosteiro de Santa Clara a Velha: educação patrimonial/inclusão, apresentação dos Workshops realizados no Agrupamento de Escolas Eugénio Castro, Escola Básica de Solum Sul (EB), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC);

Vem ouvir a história da família biscoito do planeta da música. Acontece que o revestimento dos edificios históricos é constituído por diversas camadas sobrepostas, também na música encontramos revestimentos musicais. Esta história começa no Museu da Ciência da UC e termina no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. No decurso deste périplo, vais descobrir os revestimentos dos edifícios históricos da cidade de Coimbra e, simultaneamente, vais descobrir os revestimentos musicais que nos vão acompanhar ao longo desta história.
 

15H00 | Largo Marquês de Pombal
início do périplo Centro Histórico de Coimbra ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, acompanhado de momentos musicais por alunos da Conservatório de Musica de Coimbra (CMC).

 

PARCEIROS

Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC),  Mosteiro de Santa Clara-a-Velha,
Associação Recreativa de Coimbra Artística (ARCA), Escola Universitária das Artes de Coimbra (EUAC), Escola de Artes de Coimbra (EAC), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental  (APPACDM) de Coimbra, Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), Agrupamento de Escolas Eugénio Castro (AEEC), Escola Básica de Solum Sul, Associação Cristã da Mocidade de Coimbra (ACM), Universidade de Coimbra, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Televisão web da Universidade de Coimbra (UCV), Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), Laboratório Nacional de Engenharia Civíl (LNEC), Conservatório de Música de Coimbra

MAIS INFORMAÇÕES

Entrada livre