Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

CICLO DE CONVERSAS DESIGN+MULTIMÉDIA 2015

8 de abril (14H00) | Inês Nepomuceno e Dobra

Inês Nepomuceno
Design gráfico e direção de arte
inesnepomuceno.com
 + inesnepomuceno.tumblr.com

Inês Nepomuceno nasceu em Viseu e mudou-se para o Porto em 2004 para estudar Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Durante a licenciatura, realizou um período de estudos em Bruxelas na “École Supériore des Arts et de l’Image Le 75”, aproximando-se da área da Fotografia e do Design Editorial. Quando terminou a licenciatura foi viver para Barcelona, onde colaborou com o atelier “Twopoints.net”. Regressou ao Porto para realizar o Mestrado em Design de Comunicação na ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, ao mesmo tempo que colaborava no projeto “We are ready for our close up”, uma exposição de alunos finalistas das Belas Artes e da ESAD. Atualmente trabalha como Designer, no Departamento de Projeto e Comunicação da ESAD colaborando regularmente na Revista Pli - Arte e Design, publicada pela escola. Participou ainda num workshop intitulado “Wawaworkshop - Art & Text“ em Paris e na escola de Verão ISIA Urbino / Werkplaats Typografie.


Dobra

Design de comunicação
studiodobra.com

Dobra foi o nome escolhido por André Cruz e João Guedes para o atelier de design gráfico que fundaram no início de 2014. Inspirados por uma longa tradição de desenho gráfico europeu direccionado para a cultura, o percurso dos Dobra é revelador de uma ampla experiência e à vontade no meio cultural/artístico. Podemos salientar trabalhos desenvolvidos para clientes como a Casa da Música, Festival Primavera Sound (Barcelona+Porto), Lovers & Lollypops, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, Comédias do Minho, Dafne Editora, GNRation, Porto/Post/Doc, Teatro Nacional de São João, Orquestra Jazz de Matosinhos ou o Frames Film Festival em Estocolmo. 

15 de abril (16H00) | Bürocratik e Thisislove

Bürocratik
Design e branding digital
burocratik.com

A Büro é um estúdio de design de comunicação, especializado em branding digital, com sede em Coimbra e Porto. Composta por designers e engenheiros motivados por emoção e dedicação, a Büro cria marcas e posiciona-as online. Como prémios principais, a Büro recebeu um ouro e um bronze nos ED-Awards de 2014 em Colónia; prata e bronze nos Lovies de 2014 em Londres; nove Awwwards (sete de Site of the Day; dois de Developer Awards; e um de Site of the Year Nominee – Developer); dois ouros nos Clube Criativos de Portugal de 2013 em Lisboa; e um prata e um bronze no mesmo concurso no ano seguinte.


Thisislove

Design gráfico e direção de arte
thisislove.pt

Thisislove é Joana Areal, Héloïse Maréchal, Nuno Sequeira e Maria João Soromenho. Um atelier de Design de Comunicação, multidisciplinar, focado em projectos digitais. Thisislove trabalha em colaboração com um variado leque de profissionais de áreas próximas ao Design, tais como artistas visuais, arquitectos, curadores, designers de moda, fotógrafos, publicitários, entre outros. Trabalho publicado nacional e internacionalmente por diversas editoras e revistas, tais como Victionary, Laurence King, Rockport, Design2context, Design and Design, Sandu Publishing, Index Book, Novum, NEO2, H Magazine, Vogue Portugal, entre outros.

 

22 de abril (16H00) | Sandra Fisher-Martins e Raquel Castro

Sandra Fisher-Martins
Simplificação de comunicação
portuguesclaro.pt

Sandra Fisher-Martins é directora executiva da Português Claro, uma empresa de consultoria e formação que introduziu em Portugal o conceito de linguagem clara e que, desde 2007, ajuda as empresas e instituições portuguesas a comunicar de uma forma mais clara. Sandra interessa-se pelo uso da linguagem clara e do design de interação como forma de ajudar os cidadãos a tornar decisões mais informadas acerca da sua saúde, educação, bem-estar e direitos cívicos. Os seus clientes incluem organismos do sector público – como a Segurança Social, a Presidência do Conselho de Ministros e a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária – e empresas privadas, principalmente do sector financeiro e das telecomunicações. Foi representante em Portugal da associação internacional Clarity, que promove a simplificação da linguagem jurídica e administrativa. Fez parte da Direcção da PLAIN – Plain Language Association International – e do International Plain Language Working Group, um grupo de especialistas em linguagem clara que está a definir standards para a prática desta profissão.

Raquel Castro
Realização e investigação do som
invisibleplaces.org
 + vimeo.com/raquelcastro

Raquel Castro co-realizou, em 2003, uma série de documentários sobre a memória oral de comunidades portuguesas, experiência que a levou a reflectir sobre questões de identidade sonora e a escrever uma tese de mestrado sobre Ecologia Acústica. Realizou o filme Soundwalkers, estreado em Miami no Festival Subtropics 20. De entre os seus filmes, destaca ainda Leve Leve Non Caba Ué, vencedor do festival Ovarvídeo (2007). Realizou videoclips, documentários e live visuals para concertos e teatro. Foi responsável pela concepção e curadoria do programa Invisible Places Sounding Cities 2014. Está a terminar doutoramento em Ciências da Comunicação na FCSH/UNL, sob o título A Paisagem Sonora de Lisboa.

29 de abril (16H00) | Ana Biscaia e João Martinho Moura

Ana Biscaia
Ilustração e design gráfico
cargocollective.com/anabiscaia

Ana Biscaia é ilustradora e designer gráfica. Estudou design de comunicação na Universidade de Aveiro. Começou a ilustrar livros no ano de 2006 para a "melhor editora do mundo", a &etc. – edições culturais do subterrâneo. Esse primeiro livro, da autoria de Amadeu Baptista chama-se "Negrume". Com estas ilustrações candidatou-se para estudar na Escandinávia e tirou um mestrado em Illustration and Graphic Design na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design em Estocolmo. Em 2009 ilustrou “Poesia de Luís de Camões para todos”, Porto Editora, que mereceu uma Distinção do Júri do Prémio Nacional de Ilustração. Em 2010 reencontra-se com Amadeu Baptista e ilustra o livro "Zoo Musical". Em 2013 ganhou o Prémio Nacional de Ilustração 2013 com o livro "A cadeira que queria ser sofá." de Clovis Levi (editado pela Lápis de Memórias). Colabora em projectos colectivos de ilustração e banda desenhada. Em 2012, foi seleccionada, juntamente com 24 amigos ilustradores, para representar Portugal na Feira do Livro de Bologna na Exposição “Como as Cerejas”.

João Martinho Moura
Arte digital
jmartinho.net

João Martinho Moura é artista e investigador na área da Arte Digital. Desenvolve a sua investigação nas áreas da arte digital, interfaces inteligentes, visualização de informação, música digital e estética computacional. Desenvolve o seu trabalho artístico focalizando especial destaque à interacção corporal com sistemas digitais. João Martinho Moura encontra-se a desenvolver a sua investigação na Universidade do Minho, Portugal, no laboratório engageLAB. É autor de várias publicações académicas sobre Arte Digital, Interfaces Humano-Computador e Visualização de Informação. É membro fundador da ARTECH International Association. Colabora regularmente, como docente convidado, no Mestrado em Tecnologia e Arte Digital, na Universidade do Minho, Portugal, leccionando as unidades curriculares de Programação para a Arte Digital e Projecto Integrado. Em 2013 recebeu, em Lisboa, o Prémio Nacional Multimédia, Arte e Cultura, promovido pela Associação para a Promoção do Multimédia em Portugal. Em 2014 foi responsável pelo desenvolvimento da visualização de informação interactiva “Where is Rosetta?”, a convite da Agência Espacial Europeia.

MAIS INFORMAÇÕES

Entrada livre
www.facebook.com/CicloConversasDesignMultimedia


ORGANIZAÇÃO
Departamento de Engenharia Informática, FCTUC
Departamento de Arquitectura, FCTUC

APOIO
Museu da Ciência da UC