Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

“De olhos fechados e lâmpadas nos dedos e na boca” – uma abordagem literária à temática da LUZ

O Projeto “Ler+ jovem” desafia as escolas a procurarem estratégias que reaproximem os jovens do ensino secundário da leitura e que ajudem o público adulto a descobrir o prazer de ler, levando os alunos a fazerem promoção de leitura junto das comunidades locais – Plano Nacional de Leitura.

À sombra das palavras é um projeto da Escola Secundária de Avelar Brotero, inspirado no poema “Canção duma Sombra”, de Teixeira de Pascoaes, sobre a reflexão da palavra, que destaca a relevância do que se ouve (e se lê) para a formação do indivíduo, observando-se a si próprio, aos outros e ao mundo.

É neste enquadramento que surge a parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Pretende-se que o diálogo entre a ciência e a literatura ocorra de uma forma natural, contribuindo para o enriquecimento global dos alunos inscritos no projeto. A sessão de trabalho, a realizar no dia 20 de maio, nas instalações do Museu, pretende fazer o cruzamento entre as especificidades da exposição, que explora o tema da luz e da matéria a partir dos objetos e instrumentos científicos das coleções da Universidade de Coimbra, e os textos literários que abordam subjetivamente a área semântica. O conjunto de experiências e de módulos interativos da exposição possibilitam a observação de fenómenos que serão relacionados com excertos narrativos e poemas, como este, de Cesariny.

Faz-se luz pelo processo
de eliminação de sombras
Ora as sombras existem
as sombras têm exaustiva vida própria
não dum e doutro lado da luz mas no próprio seio dela
intensamente amantes loucamente amadas
e espalham pelo chão braços de luz cinzenta
que se introduzem pelo bico nos olhos do homem
Por outro lado a sombra dita a luz
não ilumina realmente os objetos
os objetos vivem às escuras
numa perpétua aurora surrealista
com a qual não podemos contactar
senão como amantes
de olhos fechados
e lâmpadas nos dedos e na boca


Mário Cesariny, in "Pena Capital".

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 15H00
Entrada livre