Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
NOITE DA LUZ   •   PROGRAMA   •   MAIS INFORMAÇÕES

NOITE DA LUZ

Na noite mais curta do ano e também porque estamos no Ano Internacional da Luz, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra abre as suas portas para uma noite dedicada à Luz, numa altura em que as festas dos santos populares invadem a Alta de Coimbra.
Esta noite reveste-se, ainda, de particular importância: foi há dois anos que a Universidade de Coimbra obteve a classificação como Património da Humanidade pela UNESCO, facto que com esta noite de festa comemoramos.
O Museu Nacional Machado de Castro vai estar também de portas abertas. São muitos os motivos para celebrarmos esta noite em que a ciência se mistura com teatro, cultura, música popular, sardinhas e febras assadas. O ambiente está criado. Não deixe, pois, de vir.

PROGRAMA

21H30 | TEATRO
AS RÃS de Aristófanes valeram ao seu autor, no ano distante de 405 a. C., o primeiro prémio no concurso dramático e a distinção de ter visto a peça - tal o entusiasmo com que o público a acolheu - reposta pouco tempo depois.
Quais os motivos que rodearam esta produção de tanta popularidade? Antes de mais, a oportunidade com que o seu tema respondia aos acontecimentos da Atenas do momento. Quando acabavam de falecer, poucos meses antes, dois dos grandes poetas da tragédia, marcas ainda de tempos gloriosos da cidade, era altura de fazer um balanço sobre os factores de qualidade do género e distinguir o melhor dos seus cultores. Digamos que o objectivo de Dioniso, o deus do teatro e herói de uma viagem extrema ao reino dos mortos, era, antes de mais, satisfazer os seus gostos estéticos e para tal suspirava pela ressurreição de Eurípides.
Mas, ao mesmo tempo, se tinha em vista recuperar para Atenas a vitalidade poética, não perdia também de vista a principal missão a atribuir ao vencedor de uma disputa de poesia: a de ser o porta-voz de um conselho sensato, que trouxesse uma Atenas em plena crise de volta à felicidade. Por isso é a Ésquilo, o cantor dos bons velhos tempos, que o trono da tragédia é finalmente concedido, em nome da revitalização artística e da recuperação política de Atenas.

21H00-24H00

EXPOSIÇÕES
- Natureza exótica. Viagens filosóficas de naturalistas
- Evocar a sede para nomear a água. As palavras da água no universo Touareg.
- Visões. O interior do olho humano
- A China é bela
- Segredos da luz e da matéria
- Gabinete de Física

ATIVIDADES HANDS-ON 
A luz será o mote para as muitas atividades que iremos desenvolver.

O SOL PARA ALÉM DO SOL
Vamos mostrar imagens do Sol e como, a partir destas imagens, podemos extrair informação relevante.

DO FOGO AO LED, SEMPRE COM QUÍMICA
Demostrações  de Química apresentadas por Sérgio Rodrigues, professor do
Departamento de Quimica da FCTUC

BRILHA NO ESCURO
Demostrações  de Química apresentadas por Catherine Suenne de Castro, doutoranda do
Departamento de Quimica da FCTUC

OBSERVAÇÕES ASTRONÓMICAS
Olhar para o céu estrelado, identificar constelações e espreitar pelo telescópio para ver melhor estrelas, planetas e seus satélites.

MAIS INFORMAÇÕES

HORÁRIO
21H00 - 24H00  |  Entrada livre

ORGANIZAÇÃO
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

COLABORAÇÃO
- Companhia de Teatro FESTEA/Thíasos
- Departamento de Física, FCTUC
- Departamento de Química, FCTUC
- Observatório Geofísico e Astronómico da UC
- Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC
- Alpha Centauri

APOIO
- Instituto de Investigação Interdisciplinar

Esta iniciativa é um pré evento da  Noite Europeia dos Investigadores 2014 - 2015