Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

ROLANDA ALBUQUERQUE MATOS (1926-2015)

Rolanda Maria Albuquerque de Matos nasceu em Queluz, a 11 de Maio de 1926, filha de Manuel de Matos e de Arminda dos Santos Albuquerque de Matos.
A partir de 1936 frequentou o ensino liceal, onde cedo demonstrou vocação e apetências raras para as Ciências Naturais.
Em 1943 concluiu com distinção os exames do Curso Complementar e ingressou na Universidade de Coimbra, na Licenciatura em Ciências Biológicas.
Após a sua conclusão com altas notas nas disciplinas de especialidade e num período em que a abertura da Universidade ao universo feminino ainda ousava passos trémulos, deu início a uma carreira científica longa e meritória, que em muito tem vindo a dignificar o panorama das Ciências da Vida em Portugal. Seria moroso e demasiado extenso para o propósito destas linhas, o acto de enumerar todos os projectos,  trabalhos e colaborações de uma carreira académica brilhante, mas pautada pela modéstia e pelo sacrifício permanente perante a Ciência.
Excelente exemplo este para tantos, noviços ou já assentes no etéreo edifício da investigação científica portuguesa, que de pouco sumo ostentam lagares cheios.

A partir de 1947, Dra. Rolanda Maria Albuquerque de Matos iniciou uma colaboração profícua e contínua ao longo de mais de três décadas, com o Professor Doutor José Antunes Serra, um dos maiores vultos das Ciências Biológicas em Portugal, na segunda metade do século XX.
Primeiro enquanto docente e investigadora na Secção de Zoologia e Antropologia da Faculdade de Ciências de Coimbra (1949-54) e, mais tarde, enquanto investigadora no Centro de genética e Biologia Molecular da Faculdade de Ciências de Lisboa, empreendeu estudos nas mais diversas áreas, com destaque para a Antropologia, a Biologia Celular, a Zoologia Sistemática (peixes, anfíbios e moluscos terrestres), a Genética de ovinos e de helicídeos e a conservação de espécies. De entre as muitas dezenas de estudos que levou a prelo, não resistimos a salientar a monumental monografia sobre os peixes de Portugal e ilhas adjacentes (1954-56), cuja publicação a colocou ao nível da obra do Professor Augusto Nobre, irmão do grande poeta do “Só” e mestre da zoologia sistemática em Portugal.

A Dra. Rolanda Maria Albuquerque de Matos evidenciou-se, igualmente, como pioneira no estudo da genética dos helicídeos em Portugal, assim como na aplicação de técnicas de cartografia zoológica temática (base UTM), aplicadas à biogeografia da malacofauna terrestre portuguesa.
Os seus trabalhos nestas áreas representam um período de mais de duas décadas e em muito têm contribuído para o conhecimento efectivo dos caracóis terrestres do nosso país. Culminaram, recentemente, na publicação de um Atlas sobre os caracóis terrestres e de água-doce de Portugal continental, cujo contributo para o avanço da ciência nesta área é significativo.

Faleceu em Novembro de 2015.

(Pedro Callapez)