Partículas - do bosão de Higgs à matéria escura
“Futebol com Protões”: Jogadores da Académica aceitam desafio da Física
Uma exposição sobre os grandes desafios da física de partículas para as próximas décadas é apresentada nas Universidades do Minho, Coimbra e Lisboa nos primeiros meses de 2016, no âmbito das comemorações dos 30 anos do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.
“De que é feito o Universo? Esta é a pergunta a que os físicos de partículas procuram responder, estudando as partículas elementares que compõem tudo quanto existe e a forma como elas interagem entre si. Conhecendo aquilo de que somos feitos, conseguimos também contar a história do Universo, aproximando-nos do momento em que tudo começou.
Para comemorar os seus 30 anos, o LIP convida-o para uma das grandes aventuras da ciência e da tecnologia: uma viagem pelos desafios da física de partículas para as próximas décadas, partindo das mais recentes descobertas em direção ao desconhecido.”
É desta forma que o visitante é acolhido e, logo a seguir, ele próprio "acelerado" em direção à exposição, com uma introdução às partículas e uma viagem pelo mundo dos detetores que nos ajudam a "vê-las". Cada módulo da exposição nos apresenta depois um desafio. Os módulos são partículas: quarks e gluões, bosão de Higgs, antimatéria, neutrinos, matéria escura. E falam-nos do que se sabe, do que falta saber, das aplicações. E também do papel do LIP nesta aventura, ao longo dos seus 30 anos de existência, e em direção ao futuro. O túnel interativo do LHC, produzido pelo MediaLab do CERN, é uma peça central da exposição. Aqui, os visitantes são convidados a acelerar os protões com a energia de um pontapé e a conversar sobre os resultados da colisão.
De 5 a 23 de Abril, a exposição poderá ser visitada no Museu da Ciência de Coimbra.