©2024 Museu da Ciência - Todos os direitos reservados | desenvolvido por FBA.
Darwin E A Evolução
CICLO DE CONFERÊNCIAS
15h00 | ENTRADA LIVRE
No ano Darwin, o Museu da Ciência convidou vários cientistas para, ao longo do ano, proferirem um conjunto de conferências sobre a importância e o impacto das ideias de Darwin na sua investigação. Estas conferências destinam-se a todos os públicos.
Venha conversar com os cientistas sobre evolução e sobre Darwin.
12 DE NOVEMBRO | 15h00
DARWIN E OS COELHOS DO PORTO SANTO
NUNO FERRAND
Biólogo, Dep. de Zoologia da Universidade do Porto
O que é uma espécie? Como surge? Qual a importância dos isolados populacionais no processo de especiação?
Os coelhos do Porto Santo serão utilizados como exemplo para ilustrar o fascinante processo da origem de novas espécies, um assunto que integra o título da obra maior de Darwin, mas que necessitou de muito mais investigação para que se pudesse começar a compreender.
PROGRAMA GERAL
16 de Abril
Como nos tornámos humanos?
Eugénia Cunha
Antropóloga, Dep. de Antropologia da Universidade de Coimbra
Veja aqui um filme no YouTube
Sabendo que a evolução não é gratuita e que só quando os benefícios de uma dada mudança evolutiva superam os custos é que o processo avança, é um desafio destrinçar as cada vez mais peças chave deste intrincado ser que somos com a certeza de que muitas das questões só serão respondidas ao longo do próximo século, quiçá, no próximo grande aniversário de Darwin que, acredito, continuaria a dizer "Light will be thrown on the origin of man and history".
23 de Abril
A evolução e a paleontologia: o caso dos dinossauros e outros vertebrados
Octávio Mateus
Paleontólogo, Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa
Evo-devo, uma nova disciplina que explica a diversificação evolutiva
Patrícia Beldade
Bióloga do Desenvolvimento, Instituto Gulbenkian de Ciência
Patrícia Beldade é pioneira da Evo-Devo em Portugal e vai estar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra para uma viagem ao interior de uma nova disciplina científica.
Que conhecimentos usa a Evo-Devo? Que problemas e polémicas alimenta? O que poderá trazer de novo ao conhecimento científico? Que novas perspectivas abre? E qual o impacto das ideias de Darwin nas investigações?
A espectacular diversidade de cores e formas dos organismos vivos resulta do balanço entre dois processos fundamentais: o desenvolvimento, que se repete em cada geração e transforma o ovo fertilizado num organismo adulto, e a evolução, que, ao longo de gerações, leva à acumulação de alterações em populações e à origem de novas espécies.
A revolução molecular acabou por alterar o rumo das investigações científicas em evolução e desenvolvimento, originando a Evo-Devo, uma disciplina que reúne ainda um grupo restrito de especialistas em Portugal. "A espectacular descoberta de que organismos tão distintos como um ser humano, um ratinho e uma mosca partilham muitos dos genes responsáveis pelo desenvolvimento embrionário veio juntar a Biologia do Desenvolvimento e a Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva do Desenvolvimento, ou Evo-Devo, estuda a forma como o desenvolvimento embrionário evolui e, ao mesmo tempo, a forma como este pode condicionar o processo evolutivo", revela a também investigadora da Universidade de Leiden (Países Baixos).
A evolução e o ambiente
Helena Freitas
Bióloga, Dep. de Botânica da Universidade de Coimbra De acordo com a teoria do naturalista inglês Charles Darwin, o vasto conjunto de organismos da Terra, os de hoje e os do passado, estão todos relacionados por descenderam de um organismo comum. Ou seja, todas as espécies estão relacionadas.
Como é que as plantas se moldaram aos diferentes ambientes? Como conseguiram deslocar-se para terra? E como lhes foi possível fixarem-se em ambientes à partida tão inóspitos como o deserto? 24 de Setembro
Os valores da ciência na teoria da evolução
Alexandre Quintanilha
Biólogo, Inst. Biologia Molecular e Celular e Inst. Ciências Biomédicas Abel Salazar A experimentação, a recolha detalhada e pormenorizada dos dados, a formulação de hipóteses e mais importante a capacidade para rejeitar as nossas hipóteses preferidas quando os resultados não as confirmam são valores fundamentais da actividade científica. E vamos encontrá-los em Darwin e no seu trabalho.
15 de Outubro
Selecçao sexual. A importância do sexo na evolução
Paulo Gama Mota
Biólogo, Dep. de Antropologia da Universidade de Coimbra A teoria de selecção sexual de Darwin é menos conhecida que a teoria de selecção natural. Mas é mais uma evidência do pensamento genial de Darwin. Durante muitos anos foi uma teoria esquecida. Hoje sabemos que a selecção sexual é uma forma de selecção natural extremamente importante que condiciona inúmeros aspectos da evolução das espécies. Algumas características insólitas e insuspeitas de muitos organismos são resultado da competição pela reprodução. 12 de Novembro
Darwin e os coelhos do Porto Santo
Nuno Ferrand
Biólogo, Dep. de Zoologia da Universidade do Porto O que é uma espécie? Como surge? Qual a importância dos isolados populacionais no processo de especiação? Os coelhos do Porto Santo serão utilizados como exemplo para ilustrar o fascinante processo da origem de novas espécies, um assunto que integra o título da obra maior de Darwin, mas que necessitou de muito mais investigação para que se pudesse
começar a compreender.