Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Conferência

16 de Abril
a 12 de Novembro, 2009

Darwin E A Evolução


CICLO DE CONFERÊNCIAS
15h00 | ENTRADA LIVRE

No ano Darwin, o Museu da Ciência convidou vários cientistas para, ao longo do ano, proferirem um conjunto de conferências sobre a importância e o impacto das ideias de Darwin na sua investigação. Estas conferências destinam-se a todos os públicos.

Venha conversar com os cientistas sobre evolução e sobre Darwin.

                  
                                                 


12 DE NOVEMBRO | 15h00   


DARWIN E OS COELHOS DO PORTO SANTO
NUNO FERRAND
Biólogo, Dep. de Zoologia da Universidade do Porto

                                                                                           

  

O que é uma espécie? Como surge? Qual a importância dos isolados populacionais no processo de especiação?
Os coelhos do Porto Santo serão utilizados como exemplo para ilustrar o fascinante processo da origem de novas espécies, um assunto que integra o título da obra maior de Darwin, mas que necessitou de muito mais investigação para que se pudesse começar a compreender.                   

         

  

 

   PROGRAMA GERAL     

16 de Abril
Como nos tornámos humanos?
Eugénia Cunha
Antropóloga, Dep. de Antropologia da Universidade de Coimbra
                                    
Veja aqui um filme no YouTube

      Esta pergunta recorrente que se coloca desde sempre vai buscar respostas a várias ciências e permanece um dos maiores desafios da Antropologia e da Biologia. Leva-nos a uma inevitável e fascinante viagem ao nosso interior e no tempo porque o entendimento de onde viemos elucida também sobre para onde vamos.
Sabendo que a evolução não é gratuita e que só quando os benefícios de uma dada mudança evolutiva superam os custos é que o processo avança, é um desafio destrinçar as cada vez mais peças chave deste intrincado ser que somos com a certeza de que muitas das questões só serão respondidas ao longo do próximo século, quiçá, no próximo grande aniversário de Darwin que, acredito, continuaria a dizer "Light will be thrown on the origin of man and history".   

23 de Abril
A evolução e a paleontologia: o caso dos dinossauros e outros vertebrados
Octávio Mateus
Paleontólogo, Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa

 São várias as disciplinas que contribuem para o conhecimento da evolução darwiniana (genética, ecologia, biogeografia, etc.) mas poucas mostram tão bem como os vertebrados evoluem, como a paleontologia o faz. Existem excelentes exemplos de fósseis que correspondem à origem das aves a partir de dinossauros terópodes, e da origem e inúmeros outros grupos de vertebrados. Serão apresentados 7 exemplos: Amphistium e a origem dos peixes assimétricos, Ambulocetus e a origem dos cetáceos, Thrinaxodon e a origem dos mamíferos, Eohippus e a origem dos cavalos, Tiktaalik e a origem dos tetrápodes, Archaeopteryx e a origem das aves e Homo ergaster e a origem dos humanos.   14 de Maio
Evo-devo, uma nova disciplina que explica a diversificação evolutiva
Patrícia Beldade
Bióloga do Desenvolvimento, Instituto Gulbenkian de Ciência 

Patrícia Beldade é pioneira da Evo-Devo em Portugal e vai estar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra para uma viagem ao interior de uma nova disciplina científica.
Que conhecimentos usa a Evo-Devo? Que problemas e polémicas alimenta? O que poderá trazer de novo ao conhecimento científico? Que novas perspectivas abre? E qual o impacto das ideias de Darwin nas investigações?
A espectacular diversidade de cores e formas dos organismos vivos resulta do balanço entre dois processos fundamentais: o desenvolvimento, que se repete em cada geração e transforma o ovo fertilizado num organismo adulto, e a evolução, que, ao longo de gerações, leva à acumulação de alterações em populações e à origem de novas espécies.
A revolução molecular acabou por alterar o rumo das investigações científicas em evolução e desenvolvimento, originando a Evo-Devo, uma disciplina que reúne ainda um grupo restrito de especialistas em Portugal. "A espectacular descoberta de que organismos tão distintos como um ser humano, um ratinho e uma mosca partilham muitos dos genes responsáveis pelo desenvolvimento embrionário veio juntar a Biologia do Desenvolvimento e a Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva do Desenvolvimento, ou Evo-Devo, estuda a forma como o desenvolvimento embrionário evolui e, ao mesmo tempo, a forma como este pode condicionar o processo evolutivo", revela a também investigadora da Universidade de Leiden (Países Baixos).

   4 de Junho
A evolução e o ambiente
Helena Freitas
Bióloga, Dep. de Botânica da Universidade de Coimbra De acordo com a teoria do naturalista inglês Charles Darwin, o vasto conjunto de organismos da Terra, os de hoje e os do passado, estão todos relacionados por descenderam de um organismo comum. Ou seja, todas as espécies estão relacionadas.
Como é que as plantas se moldaram aos diferentes ambientes? Como conseguiram deslocar-se para terra? E como lhes foi possível fixarem-se em ambientes à partida tão inóspitos como o deserto?   24 de Setembro
Os valores da ciência na teoria da evolução
Alexandre Quintanilha
Biólogo, Inst. Biologia Molecular e Celular e Inst. Ciências Biomédicas Abel Salazar A experimentação, a recolha detalhada e pormenorizada dos dados, a formulação de hipóteses e mais importante a capacidade para rejeitar as nossas hipóteses preferidas quando os resultados não as confirmam são valores  fundamentais da actividade científica. E vamos encontrá-los em Darwin e no seu trabalho. 
   15 de Outubro
Selecçao sexual. A importância do sexo na evolução
Paulo Gama Mota
Biólogo, Dep. de Antropologia da Universidade de Coimbra A teoria de selecção sexual de Darwin é menos conhecida que a teoria de selecção natural. Mas é mais uma evidência do pensamento genial de Darwin. Durante muitos anos foi uma teoria esquecida. Hoje sabemos que a selecção sexual é uma forma de selecção natural extremamente importante que condiciona inúmeros aspectos da evolução das espécies. Algumas características insólitas e insuspeitas de muitos organismos são resultado da competição pela reprodução.   12 de Novembro
Darwin e os coelhos do Porto Santo
Nuno Ferrand
Biólogo, Dep. de Zoologia da Universidade do Porto O que é uma espécie? Como surge? Qual a importância dos isolados populacionais no processo de especiação? Os coelhos do Porto Santo serão utilizados como exemplo para ilustrar o fascinante processo da origem de novas espécies, um assunto que integra o título da obra maior de Darwin, mas que necessitou de muito mais investigação para que se pudesse
começar a compreender.