Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

28 de Abril
a 26 de Setembro, 2016

EX LIBRIS VANDELLII

Domenico Agostino Vandelli (1730-1816), formado em medicina e história natural em Pádua, foi fundador do Museu da Universidade de Coimbra tendo contribuido através da disponibilização do sua colecção privada de Pádua, que foi uma das principais colecções fundadoras.

A vocação naturalista de Vandelli reflete-se na maior parte da sua produção científica que diz respeito à História Natural, e à botânica em particular. No entanto a sua atenção pelo desenvolvimento científico na Europa ilustrada de meados do século XVIII levou-o a participar activamente na criação da Real Academia das Ciências de Lisboa, tornando-se num dos principais mentores da área do domínio económico e agrícola. O seu legado de manuscritos, livros e Memórias da Academia, constituem a evidência do papel que desempenhou no conhecimento científico português do final do séc. XVIII.
A obra de Vandelli, correspondente de Lineu, constitui um notável documento do período Lineano, testemunho da classificação e descoberta da biodiversidade, ainda com preponderância de monstros e outras curiosidades.
Esta exposição, integrada na da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2016, assinala os 200 anos da morte de Vandelli, a 27 de Junho de 1816.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 3ª feira a domingo, das 10H00 às 18H00

Preçário Geral

Local: Sala Vandelli [Gal EX LIBRIS VANDELLII]
Galeria de História Natural, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Organização: Museu da Ciência da UC, Biblioteca Geral da UC e Departamento de Ciências da Vida da FCTUC