Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

Evocação da vida e da obra de Domingos Vandelli (1730-1816), nos 200 anos da sua morte

António Amorim da Costa (Professor Catedrático Aposentado, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC)

Domenico Agostino Vandelli (Pádua, 8 de julho de 1735 — Lisboa, 27 de junho de 1816), foi um naturalista italiano, com trabalhos fundamentais para o desenvolvimento da história natural e da química em Portugal nos finais do século XVIII e princípios do século XIX. Formado em medicina e história natural pela Universidade de Pádua, foi o primeiro Director do Laboratorio Chimico da UC e foi o fundador do Museu da Universidade de Coimbra, tendo contribuido para o acervo através da disponibilização da sua colecção privada de Pádua bem como da incorporação do gabinete que ele próprio coligiu na Ajuda.

Durante a sua vida, Vandelli correspondeu-se com Lineu (1707 — 1778), o criador da taxonomia moderna: a Lineu se devem designações como Brassica oleracea para a couve, Cucumis melo para o melão ou Arachis hypogaea para o amendoim. Esta palestra será um olhar extrospectivo sobre a correspondência epistolar entre Vandelli e Lineu.

Esta sessão faz parte de um conjunto de iniciativas promovidas pelo Museu da Ciência da UC no sentido de assinalar os duzentos ano da morte de Vandelli e integra o ciclo de conversas BiblioAlimentaria promovido pelo projeto "DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia", em parceria com outras entidades.

No final da sessão será servida uma prova de iguarias variadas.

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: 16H00
Anfiteatro do Museu