Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra
Exposição Temporária

3 a 26 de Junho, 2016

Bird-Watching: Visualizações da Influência da "Canção do Exílio"

Alaina Enslen e Joshua Enslen

Escrito em Coimbra em 1843 pelo estudante brasileiro António Gonçalves Dias, “Canção do Exílio” é um dos poemas mais populares de todos os tempos. Durante os últimos 173 anos, o texto de cunho romântico-nacionalista tem inspirado milhares de adaptações por escritores de vários países em todas as épocas e géneros literários, especialmente no Brasil, onde a sua reinvenção textual continua hoje em blogues e sites como Twitter, Facebook e Instagram. Ao aplicar teorias e métodos da crítica literária, da historiografia, das artes visuais e da ciência das redes, esta exposição colaborativa, baseada em mais de mil textos, músicas e fotografias recolhidos ao longo de três anos, apresenta várias leituras visuais da imensa e diversa influência do poema.

Biografias

Joshua Alma Enslen é Professor Associado em West Point, onde leciona disciplinas nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Doutorou-se em Línguas Românicas pela Universidade da Georgia em 2008. Publicou diversos ensaios em livros e revistas sobre escritores-diplomatas, tais como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e Vinicius de Moraes, entre outros. Atualmente desenvolve um projeto de pós-doutoramento no Programa de Materialidades da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que mapeia digitalmente a influência do poema “Canção do Exílio.”

Alaina Enslen é fotógrafa e artista de mixed media. Trabalha no Hudson Valley, no Estado de Nova Iorque. A sua obra explora as estórias que nos constituem e o modo como a identidade evolui na sua relação com a cultura e com as crenças. As suas colagens-retrato narrativas [narrative portrait collages], combinando pintura com memorabilia e outros objetos encontrados, podem ser vistas em exposições, publicações e coleções privadas. Passou o último ano em Portugal concetualizando, juntamente com Joshua Enslen, processos de visualização como forma de crítica literária.

VISITAS GUIADAS

por Joshua Enslen

Dia 19 | Horário: 11H00
Dia 25 | Horário: 16H00

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

Horário: De terça a domingo das 10H00 às 18H00
Preçário geral do museu

Esta exposição é uma organização do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura.

A inauguração decorreu no dia 3 de junho de 2016 (CONVITE) (REGISTOS FOTOGRÁFICOS)

 

Eventos relacionados:

Conferência
«Bird-Watching: Uma História Intertextual de “Canção do Exílio”, o Poema Mais Popular do Brasil»
3 de junho, 10H30
Instituto de Estudos Brasileiros, Faculdade de Letras, 5º piso

Esta conferência é uma organização conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros e do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura.

FICHA TÉCNICA

Curadoria:
Joshua Alama Enslen e Alaina Enslen

Apoio: Instituto de estudos Brasileiros da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, Programa de Doutoramento “Estudos Avançados em Materialidades da Literatura”

Pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra: Pedro Casaleiro e Teresa Girão (museologia), Gilberto Pereira e Teresa Girão (montagem), Cristina Rufino (conservação), Ana Maria Dias (divulgação)


 

Eventos relacionados


Conversas em torno da Canção do Exílio
15 de Junho, 2016