Museu da Ci�ncia - Universidade de Coimbra

NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2016 NO JARDIM BOTÂNICO DA UC

VISITAS NOTURNAS AO JARDIM BOTÂNICO

20h00 | 21h00 | 22h00
A Vida Noturna do Jardim
Venha fazer uma visita guiada pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e descobrir a vida noturna das plantas e animais que o habitam.
Máximo de 30 pessoas por visita, inscrições no local.
Jorge Duran, Alexandra Rodriguez, Joana Alves, Sílvia Castro
Centro de Ecologia Funcional

SPEED DATING COM CIENTISTAS
20h00 > 23h00
Investigadores da UC em curtas conversas com o público.
Ana Martins, Mariana Castro, Ana Afonso, Francisco A. López Núñez, Marta Correia, Andreia Jorge, Daniel Montesinos, Hugo Capela, Luís Pascoal, Natacha Perpétuo, Soraia Perpétuo
Centro de Ecologia Funcional

ATIVIDADES HANDS ON
20h00 > 23h00
A Fuga ao Sal...  
A salinização dos solos é uma das graves consequências das alterações climáticas. Estima-se que actualmente exista 1 bilião de solos salinos distribuídos pelo Planeta. Em Portugal já existem cerca de 25 milhões de hectares de solos salinos maioritariamente devido à grande área costeira. No ecossistema solo, a grande quantidade de sais presentes no solo causa problemas aos seus habitantes. Desses problemas constam a disrupção de processos de osmorregulação e desidratação que podem levar à morte ou fuga dos organismos. Nesta actividade pretende-se dar a conhecer esta problemática, ainda pouco estudada, e os efeitos desta para os organismos de solo. Para isso, far-se-á uma introdução do assunto através de uma conversa informal com os participantes e, ainda, através de uma componente “hands-on” onde se observará a fuga de organismos de solo (minhocas) a solos salinos.
Carla Pereira
Centro de Ecologia Funcional

Descobre os fungos
O que são fungos? Como vivem? Qual o papel que desempenham na natureza? E como afectam as nossas vidas? Na noite dos investigadores, passem pelo Jardim Botânico e venham descobrir os fungos!
Susana Gonçalves
Centro de Ecologia Funcional

Animais e plantas: queridos inimigos!
Como é que o complexo jogo de sedução entre animais e plantas permite a estes eternos queridos inimigos chegar e ocupar cada canto do globo terrestre. Uma viagem evolutiva pelas estratégias de herbívoria, polinização e dispersão de sementes.
Rúben Heleno
Centro de Ecologia Funcional

O mistério dos ossos
Os ossos dão informações que são cruciais numa investigação, na identificação de vítimas, sobre as potenciais causas de morte, o período das lesões e marcas nos ossos, e se houve violação ou crime contra a humanidade. Venham conhecer a Antropologia Forense e descobrir como esta ciência colabora com a medicina legal, fornecendo informações que outras ciências não conseguem dar.
Calil Makhoul
Centro de Ecologia Funcional

As plantas e as superstições
Perdem-se na noite dos tempos as associações entre as plantas e os poderes ocultos. Saiba as receitas vegetais que asseguram a invisibilidade, a levitação, a fuga do diabo e do mau olhado e a transformação de um homem num lobisomem.
António Xavier Pereira Coutinhol
Centro de Ecologia Funcional

PERFORMANCE

21h15
re]interpretation | Frederico Dinis
Performance sonora e visual inspirada nas memórias sensoriais e na identidade do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra que pretende reinterpretar as características do jardim, combinando gravações site-specific com música eletrónica ambiental e procurando gerar interpretações diversas e emoções ambíguas. Em [re]interpretation as atmosferas sonoras e visuais do Jardim Botânico de Coimbra são abordadas no seu próprio espaço físico, criando um espaço tempo que se desenvolve em torno de uma narrativa sonora e visual.

Ficha Técnica
Conceito e interpretação: Frederico Dinis
Gravação, edição, som, imagem e composição: Frederico Dinis
Organização: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Pensamento Voador
Produção: Pensamento Voador – Associação para a promoção de ideias
Com o apoio: Reitoria da Universidade de Coimbra,Teatro Académico de Gil Vicente, Curso de Estudos Artísticos/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Cantanhede

Informações Adicionais
Frederico Dinis, investigador e compositor intermédia, utiliza meios sonoros e visuais.  Desenvolve o seu trabalho recorrendo a diferentes formatos: performance, instalação, teatro, fotografia, rádio, vídeo, gravações sonoras e obras musicais. É conhecido pela concepção de paisagens sonoras e visuais que procuram gerar interpretações diversas e transportar o público para lugares desconhecidos. Tem editados três discos a solo. Atualmente encontra-se a desenvolver a sua linguagem com o objetivo de promover processos audiovisuais inovadores e explorar as relações e diálogos entre som e imagem no Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra, especialidade de Estudos Teatrais e Performativos.

Veja aqui pdf da programação